O Que é Folclore Brasileiro [Resumo]

Resumo do Folclore Brasileiro 

Resumo: O que é Folclore Brasileiro

O Folclore é um conjunto de várias histórias tidas como mitos ou lendas, pois nunca ninguém conseguiu provar sua existência, porque são histórias muito antigas que são passadas de geração para geração. Essas histórias são muitas absurdas e inacreditáveis, que saíram da imaginação de nossos antepassados, principalmente dos que viviam no interior do Brasil. O folclore é tão importante para o Brasil, que algumas lendas deram origem à festas que são realizadas no país inteiro.
Resumo Folclore Brasileiro
Essas histórias são transmitidas através dos séculos, sua principal característica é unir fatos históricos e reais com a fantasia, tornando a lenda ou mito histórias impossíveis. Alguns dos principais personagens do folclore brasileiro são, em resumo:
  • Boitatá, que consiste em um mito indígena que conta a história de uma cobra de fogo que protege a natureza e mata quem tentar prejudicá-la, essa história é uma das primeiras do folclore brasileiro, já que no ano de 1560, o Padre José Anchieta já relatava em suas cartas a sua existência; 
  • Boto, essa lenda conta a história de um homem jovem que ilude mulheres em bailes e festas e as levam para a beira do rio, então ele as engravidam e volta para a água se transformando novamente em boto; 
  • Mãe D'água, também conhecida como sereia, é uma mulher com metade peixe que canta e atrai os homens para o fundo das águas; 
  • Saci Pererê, é a história de um menino negro com uma perna só, que usa cachimbo e um gorro vermelho que lhe dá poderes, o que ele mais gosta de fazer é acordar pessoas com gargalhadas, queimar comida e espantar animais.
Esses são alguns dos principais personagens folclóricos que habitam a imaginação das pessoas, mesmo sendo difícil de acreditar até hoje, elas são contadas para crianças, principalmente no interior da região nordeste.

Em resumo, o Folclore é uma parte da cultura brasileira, na qual possui até um dia especial, que é 22 de agosto, dia em que acontecem diversas comemorações para lembrar essas histórias engraçadas e ao mesmo tempo assustadoras.

2 Comentários

verena disse...

e muito bom

Unknown disse...

eu queria que foce verdade

Comente!