IPVA 2013 RJ - Tabela, Valor, Consulta

IPVA é o Imposto sobre a propriedade de Veículos Automotores, taxa obrigatória para os proprietários de automóveis e/ou motocicletas. A função do IPVA é exclusivamente fiscal, e o destino do valor não é exclusivamente para prestação de serviços de rodovias, o valor é empregado em todas as despesas administrativas, como educação, saúde, saneamento, etc.

A taxa a ser paga é dada conforte o valor do próprio automóvel/ moto, ou seja, carros e motos mais caros tendem a ser cobrada a taxa de IPVA maior, portanto, é um imposto que varia dentre os proprietários e segundo seus próprios bens, oscilando de 1% a 6% do preço do valor do veículo.

IPVA 2013 RJ

A novidade para o IPVA 2013 do Rio de Janeiro é: veículos com mais de vinte anos serão isentos da taxa que anteriormente era obrigatória. A tabela do IPVA 2013 para o Rio de Janeiro para os demais proprietários pode ser consultada pelo site do DETRAN RJ (www.detran.rj.gov.br). A consulta é simples, é preciso acessar o site do DETRAN RJ com o número do seu veículo, assim o valor será calculado e o sistema irá gerar um boleto para efetuar o pagamento.

Outra novidade é que os proprietários de automóveis no Rio de Janeiro, a partir de 2013, dependendo do carro que possuem podem ter desconto ou acréscimo no IPVA, às taxas variam de 10% a 20%. Esse percentual varia não somente com o valor do carro em si, mas será levado em conta também o grau de poluição que o veículo gera. Esse projeto tem o nome de IPVA Verde e o critério do calculo classifica os carros de uma a cinco estrelas. A classificação foi feita pelo Ibama, e você pode consultar quantas estrelas o seu carro possui através do próprio site do Ibama, o link para consulta direta é: http://servicos.ibama.gov.br/ctf/publico/sel_marca_modelo_rvep.php

Comente!