IPVA Rio de Janeiro - RJ 2014: Tabela, Valor

IPVA RJ 2014 - A sigla IPVA é igual a Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, sendo que este é arrecadado a cada ano pelo Estado. O valor arrecadado com IPVA é repartido meio a meio com o Estado e o Município de emplacamento do carro. Em tese, o valor do imposto arrecadado deveria ser utilizado para melhorias e manutenção de rodovias e estradas.

Para os proprietários de carros já é algo rotineiro fazer o pagamento do IPVA todos os anos, sendo que a taxa que corresponde ao imposto é obtido através de algumas variáveis, como: características e valor do automóvel. A taxa sobre o valor do carro varia para cada Estado e para cada tipo de carro, sendo comum encontrar taxas entre 1% e 6%. Desta forma, não fique surpreso que o mesmo carro, mesmo modelo, mesmo ano, mesma cor e enfim, tenha a cobrança do valor do imposto diferente.

Como consultar IPVA RJ 2014

Para emitir a guia de pagamento (boleto, duplicata e etc) do IPVA do Rio de Janeiro neste ano de 2014 é bem fácil e prático. Podemos consultar diversos serviços relacionados a nossa carteira de habilitação e automóvel através da internet, pelo site do Detran RJ. Além do mais, é muito importante estar atento a data de vencimento para pagamento das taxas referente ao licenciamento do automóvel, ao qual o IPVA se inclui. Os proprietários de automóveis que desejam realizar o pagamento do IPVA com antecedência ganha uma margem de desconto que varia de Estado para Estado, sendo o mais comum à taxa de 5% de desconto sobe o valor devido.

Para consultar ao IPVA 2014 do Estado do Rio de Janeiro acesse o endereço www.detran.rj.gov.br e confira tudo o que você precisa sobre o seu carro.

Você precisará ter mãos informações básicas sobre o automóvel que podem ser facilmente encontrados no documento do carro, caminhão ou moto, como: número da placa, RENAVAM e entre outros.

Aqueles que possam ter medo de cometer algo errado podem recorrer aos serviços dos despachantes, que os próprios fazem todo o serviço e deixam o seu carro licenciado por mais 1 ano para poder circular em vias públicas, contudo ele cobrará pelos seus serviços, que não costumam ser caros.

Comente!