Aprenda como escolher a melhor cuia de Chimarrão!


Tradição gaúcha, a cuia de chimarrão é uma escolha que requer atenção e até mesmo conhecimento sobre o processo de plantio a fim de que a bebida seja prazerosa para ser compartilhada na roda. Conheça a origem da cuia, os principais tipos, entre outras informações.

Cuia de Chimarrão: como escolher

Origem da cuia para chimarrão

O chimarrão é uma herança indígena para os brancos. Acredita-se que o primeiro homem a provar a bebida e difundi-la tenha sido o general Domingo Martinez de Irala, em 1554.

A cuia de chimarrão, por sua vez, ganhou importância quando a bebida tornou-se um “espírito democrático”, especialmente nas terras gaúchas. Ela é feita a partir do porongo colhido no início do ano, época em que este se encontra maduro e no ponto para ser raspado.

É válido ressaltar que saber escolher a cuia perfeita é importante e, para dar certo, é preciso levar em consideração alguns aspectos relevantes que serão tratados a seguir.

Plantio da cuia

Como mencionado antes, a cuia de chimarrão é produzida a partir do porongo, que serve também para fabricações de garrafas e cachimbos e é um plantio comum no sul brasileiro.

A cultura da cuia, ou seja, a plantação do porongo, faz parte da história e da tradição do povo gaúcho. Além disso, essa é também uma importante fonte de renda para várias famílias que usam suas terras para a agricultura desta que é a matéria-prima para a cuia de chimarrão.

Conhecido ainda como cabaça, o plantio da cuia é uma fase decisiva para se ter um produto final bem acabado e capaz de contribuir com o gosto do chimarrão. Por isso, é importante ter a atenção de plantar e colher sempre nas melhores épocas e no tempo certo. Vale destacar que este plantio costuma ocorrer entre os meses de julho a setembro.

Tipos de cuia

Os amantes de chimarrão sabem muito bem que há diferença nos tipos de cuia, por isso é importante sempre olhar com atenção para o seu tipo em específico. Ou seja, saber quais são seus gostos na hora de escolher a melhor cuia de chimarrão para você e para a sua roda de amigos, por exemplo.

Basicamente, existem dois tipos de cuia de chimarrão que fazem um incrível sucesso entre os gaúchos e demais que gostam e apreciam a bebida, são as cuias uruguaias e as cuias gaúchas.

Mas quais são as especificidades de cada uma delas? Não sabe como escolher entre tais opções? Veja a seguir detalhes sobre cada um desses tipos de cuia de chimarrão:

Cuia uruguaia

Estilosa e bastante tradicional entre os solitários que tomam seu chimarrão no campo, a cuia de chimarrão do tipo uruguaia pode ter um formato de coquinho que, inclusive, tem se tornado bastante popular entre os mais jovens.

Alguns detalhes da cuia uruguaia variam conforme a região e país. Enquanto que na Argentina, por exemplo, o bocal costuma ser repleto de detalhes mais chamativos, no Uruguai o bocal tem detalhes discretos.

Outro detalhe da cuia de chimarrão do tipo uruguaia é que existe o modelo conhecido como gajeta, uma cuia mais curta para possibilitar um consumo mais rápido do chimarrão. A intenção é não dar tempo de a água esfriar!

O modelo torpedo, por sua vez, lembra bastante a cuia coquinho. A principal diferença é que o seu formato é um pouco mais quadricular, o que permite que a cuia seja posta em cima da mesa sem qualquer risco de queda.

Cuia gaúcha

A cuia de chimarrão gaúcha destaca-se primeiramente pelo seu tamanho diferenciado. Sim, o gaúcho gosta de aproveitar bem o tamanho de sua cuia já que é tradicional o consumo da bebida em rodas. Portanto, é necessário um maior espaço.

Na contramão do modelo uruguaio e até mesmo argentino, a cuia gaúcha tem uma curva também pensada para tornar o compartilhamento do chimarrão algo ainda mais gostoso!

A escolha do tamanho da cuia varia muito de pessoa para pessoa, por isso existem vários modelos e opções. Assim como você tem várias possibilidades quando o assunto é escolher um cachimbo, escolher a cuida de chimarrão deve sempre levar em conta aspectos pessoais.

A cuia de chimarrão ou copo de chimarrão?

A cuia de chimarrão é a melhor escolha por ser o único material capaz de armazenar as ervas e a água em uma temperatura exata para que o gosto final seja exatamente o da bebida tradicional já conhecida. E, apesar de existirem outras opções hoje em dia, tais como copos feitos em barro e plástico, nenhum alcançou a mesma qualidade e sabor.

Acredita-se, inclusive, que o porongo seja parte da receita do chimarrão, já que o gosto tradicional só pode ser obtido a partir da confecção da cuia neste material.

É devido a isso que dificilmente você encontrará gaúchos com copos de chimarrão. Afinal, a preferência unânime, portanto, tem sido sempre pela cuia de chimarrão.

Diferenças entre a cuia de tererê e cuia para chimarrão

Bebidas que se assemelham em alguns pontos, apesar de uma ser servida quente enquanto a outra é servida gelada, o que muita gente não sabe é que existem sim diferenças entre as cuias usadas para o chimarrão e o tererê.

A cuia de chimarrão pode ser usada para servir o tererê. Entretanto, é mais comum que a bebida seja servida na guampa, que nada mais é do que um tipo de copo fabricado a partir dos chifres de boi. Outro ponto é que o tererê pode ser preparado em outros copos já que não perde as suas propriedades, tão pouco tem o sabor alterado.

Cuidados com a cuia

Além de escolher a cuia de chimarrão perfeita, é preciso cuidar dela. Curar a cuia é um processo que leva de 12 a 15 dias e que precisa de atenção e bastante cuidado. Entre os usos, é válido ressaltar que a cuia não deve ficar exposta ao sol.

Também não é indicado usar incessantemente uma mesma cuia. O ideal é alterar o uso para que a cuia de chimarrão possa secar, prevenindo a peça de qualquer modificação de gosto.

Ainda tem dúvidas sobre a cuia de chimarrão e precisa de dicas para encontrar a sua? Aproveite para deixar um comentário e fazer a escolha certa!

Comente!