Quando o Monitoramento de TI é um aliado na Gestão de Custos


Monitoramento TI

Sua empresa está com preço de venda bem posicionado, as matérias primas com o melhor custo, mas o volume de vendas não chega no patamar que o negócio exige, impactando na rentabilidade. Essa é a hora que todo gestor conhece: focar na gestão de custos operacionais. Com o mercado mais competitivo, é preciso buscar soluções que melhorem a margem de lucro em tempos de pouco faturamento.

Em um mercado cada dia mais online, uma das áreas mais importantes nas empresas é TI, responsável por um gasto fundamental e presente em toda organização: a infraestrutura de tecnologia.

É preciso investir em inovações, em melhorias da estrutura atual, em novas estratégias de marketing e de comércio com os consumidores, principalmente em tempos mais difíceis de mercado.

A tecnologia é uma grande aliada para o alcance das metas e o crescimento do negócio. Um belo exemplo é o e-commerce, que só para 2019 já prevê um crescimento de 16% no Brasil. Portanto, investir em tecnologia é fundamental para que as empresas continuem crescendo e também para sair de um momento de estagnação ou queda de receita.

As empresas precisam investir em tecnologia. E como não perder o controle dos gastos?

Ao contrário de vários custos nas empresas que podem ser reduzidos sem impactos relevantes na performance dos negócios, o custo com tecnologia é essencial para manter o negócio estável e promover o crescimento.

Pode ser uma alternativa para informatizar várias rotinas e a redução de custos importantes, como viagens e visitas a clientes, usando recursos tecnológicos.

E não é por acaso que o Brasil é o 9º país que mais investe em tecnologia nas empresas, entre hardware e software. As empresas perceberam que somente com mais investimento, elas podem operar com mais rapidez e eficiência.

Porém, a conta tecnologia é complexa, com vários pontos de atenção.

Resistência interna ao gasto

Infelizmente, muitas empresas questionam os gastos com tecnologia na hora autorizá-los. Elas ainda olham TI como uma área de custo, quando na verdade ela é gestora da base para a performance da organização.

É preciso investir na conscientização da importância estratégica de TI.

Itens de alto custo

Ninguém discute o valor dos investimentos em TI para as empresas, porém o custo ainda é uma barreira para o investimento de muitas. Isso acaba adiando mudanças importantes ou não dando a prioridade necessária para a manutenção, o que vai prejudicar a performance e colocar em risco a disponibilidade da infraestrutura atual.

É preciso mostrar os riscos e oportunidades no ambiente de TI.

Diversidade de custos

Tecnologia da Informação é uma área com uma variedade muito grande de custos e investimentos, desde as pequenas aplicações que se multiplicam pelo número de computadores até os grandes sistemas e a compra de servidores. Mas, como aliar performance com custo com tanta diversidade de itens e serviços?

É preciso ter uma forma de visão completa do ambiente de TI e acompanhar a performance de cada componente e dos seus custos. E uma alternativa com grandes chances de sucesso é o Monitoramento de TI.

Monitoramento de TI: a base para uma Gestão de Custos eficiente

O Monitoramento de TI é um conjunto de softwares e serviços com os quais o gestor e sua equipe podem acompanhar todas as informações relacionadas ao ambiente de tecnologia da empresa e os custos que ele gera.

O que há algum tempo era um conceito – temos de monitorar os equipamentos – hoje deve ser uma solução técnica e gerencial estruturada, dotada de recursos para que nenhuma informação do seu ambiente de TI seja descartada.
A informação no Monitoramento de TI é a maior aliada para a gestão de custos. E esta gestão pode gerar lucros para a empresa.

O que um Monitoramento de TI deve ter para uma Gestão de Custos eficiente?

Algumas características são essenciais para que um Monitoramento de TI ajude o gestor a controlar os custos com eficiência.

Total visibilidade de TI

O melhor custo é aquele que conhecemos. E a visibilidade sempre é um fator crítico quando conhecemos todos os dispositivos e serviços que compõem a infraestrutura de TI, com suas especificações e objetivos de desempenho.

Acompanhamento permanente

O Monitoramento deve permitir o acompanhamento permanente da performance dos componentes para que a gestão consiga analisar a vida útil deles e a programação de gastos e investimentos.

Gestão preventiva

O melhor custo é aquele que controlamos. É importante ter parâmetros de desempenho e alertas para perceber comportamentos suspeitos na infraestrutura e agir antes da falha. É uma mudança completa na forma de gestão em muitas empresas, ainda dominadas pela postura reativa, que custa mais e aumenta o risco de paralisações de sistemas.

Atendimento eficiente de usuários

Disponibilizar um sistema de atendimento a chamados que seja fácil de usar na resolução de incidentes, mas também forneça dados que ajudem na análise recorrência e no planejamento a médio e longo prazo.

Equipes focadas em prevenção e custos

Com uma estrutura voltada a monitorar tudo que acontece na infraestrutura de TI, é fundamental que as equipes de suporte trabalhem na prevenção. Buscar soluções antes da falha impedem custos maiores.

Ser a mais abrangente possível

As ferramentas de Monitoramento de TI devem atender diversos aspectos do gerenciamento de TI:
  • Acompanhamento preventivo de performance;
  • Atendimento de incidentes;
  • Gestão de contratos;
  • Controle de ativos;
  • Gestão de custos;
  • Planejamento de investimentos;
  • Análise gerencial.
Soluções conjuntas como o CM360 da NSB atendem essas necessidades com módulos interligados, otimizando o uso das informações e permitindo o gerenciamento mais completo possível.

Ser alinhado com os negócios da empresa

O modelo de Monitoramento de TI é diferente em cada empresa, pois dependerá do porte, do tipo de negócio, da complexidade das estruturas da organização e do ambiente de TI. Uma alternativa eficiente é o serviço de uma consultoria em Telecom, que estuda todas as características da empresa e propõe a solução ideal.
TI Gestão de Custos

Você conhece os benefícios de um Monitoramento de TI para a Gestão de Custos?

Os benefícios são muitos, tanto na gestão dos gastos quanto na melhoria da performance do ambiente de TI.

Maior disponibilidade de sistemas

O monitoramento preventivo permite que as equipes resolvam problemas antes que criem falhas, causando a parada de sistemas, o que representa um custo alto, não só financeiro quanto de imagem.

Custos menores de manutenção

Agir antes da falha permite escolher soluções melhores, algumas até mesmo sem custo, e também pesquisar preços de materiais e serviços sem a pressão da emergência.

Planejamento eficiente

Monitorar permite avaliar os possíveis cenários da infraestrutura de TI a médio e longo prazo, o que é decisivo no planejamento de mudanças e melhorias. Por exemplo, acompanhar a performance do atual sistema de vendas permite planejar se e quando a empresa precisa substituir por uma aplicação melhor.

Mais tempo para decisões estratégicas

Acompanhar permanentemente e de forma preventiva não representa mais trabalho operacional. Pelo contrário, quando o gestor e as equipes recebem informação em tempo real e com qualidade, é possível usá-las também para projetos maiores, como a implantação de um e-commerce ou uma troca de servidores.

Mais lucro para a empresa

Muitas vezes, tendemos a achar que lucro deve vir de mais vendas ou de um custo de produção menor. Mas, a Gestão de Custos é cada vez mais importante no aumento da rentabilidade dos negócios.

Em TI essa presença é ainda maior. Monitorando todos os componentes da malha tecnológica, a gestão de infraestrutura de TI e suas equipes podem:
  • Impedir as paralisações de sistemas – que geram prejuízos;
  • Evitar falhas, reduzindo o gasto com manutenções e materiais;
  • Planejando compras e investimentos, com um poder de negociação de preços maior.
Tudo isso se traduz no objetivo principal do negócio: em mais dinheiro de conta no final do mês para promover o crescimento.

Gostou? Neste artigo, você pôde conferir como o monitoramento em TI é um aliado na gestão de custos. Quer conhecer as boas ideias da NSB para esta gestão? Marque uma reunião e assuma o controle das despesas de telecomunicações da sua empresa.

A NSB é uma Consultoria em Telecom, formada por profissionais com ampla experiência nas melhores práticas de gestão de Telecom e que pode analisar as características do seu negócio e propor as melhores soluções.

Comente!