Serviços de internet: como contratar os serviços adicionais

Você pode ter nunca ouvido falar ou ler algo sobre os SVAs (Serviços de Valor Adicionado), mas certamente já usou ou lhe foi oferecido. Eles fazem parte daqueles serviços oferecidos pelas operadoras além dos planos de telefonia, como aplicativos pagos de jogos, horóscopos, notícias por SMS, cursos de idiomas, backup de arquivos, proteção para o celular e até assistente virtual.

A oferta de serviços de internet é bem variada. Os planos de celular ou banda larga incluem acesso a plataformas de streaming, desde filmes até músicas e esportes, dependendo da empresa.

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As operadoras também oferecem aplicativos de jornais e revistas, livros digitais e conteúdo infantil também costumam aparecer entre os benefícios digitais extras das operadoras. Os pacotes de internet banda larga mais completos também contam com serviços digitais de proteção de dados e informações.

Mas lembre-se, esse tipo de serviço só pode ser cobrado pela operadora se o consumidor autorizar, prévia e expressamente, que eles sejam prestados.

Como contratar serviços de internet


Os serviços adicionais, geralmente, são oferecidos via SMS, por meio de pop-ups que aparecem na tela de celular ou do computador do consumidor, por mensagem de voz ou ainda por meio de ligação quando o consumidor vai efetuar uma recarga ou consultar saldo.

Antes, porém, procure conhecer exatamente as condições de oferta, como preço, duração e formas de cancelamento. Acompanhe pela internet (sites da operadora) todos os serviços de internet que você utilizou nos últimos seis meses. O consumidor pode encontrar o seu relatório de consumo, que especifica detalhadamente o que foi contratado e o valor.

As empresas oferecem serviços como plataforma de games usando a ultravelocidade da banda larga aos melhores parceiros da comunidade gamers. O consumidor pode escolher ainda proteção online para seus dispositivos: PCs, Macs, Smartphones, Tablets e outros, com gerenciamento simples em um único lugar.

O cliente ainda pode ver, ao vivo, o que está acontecendo na sua casa através do aplicativo smarthome e das câmeras de monitoramento. Além disso, problemas técnicos com seu computador, TV e celular podem resolvidos sem sair de casa. E ainda conta com isenção de visitas técnicas.

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O site Mobile Time apontou que os serviços de internet podem chegar a representar 80% da receita de serviços móveis para algumas empresas. E o esforço das operadoras no sentido de oferecer esse algo a mais é evidente. Em dois anos, as reclamações na Anatel referentes aos SVAs caíram 65%.

O Mobile Time destacou que a tendência que todas as operadoras estão seguindo no momento é simplificar e enxugar os SVAs. E também direcionar os esforços para o entretenimento e a educação.

Cobranças indevidas


Muitas pessoas são apressadas ou desatentas e acabam clicando em OK nas mensagens de texto, pop-ups (janelas que abrem no celular ou no computador) realizadas pelas operadoras. E, assim, sem querer ou sem perceber contratam os serviços de internet. De modo similar, não prestam atenção no que está na mensagem de voz ou na pessoa que telefonou e acabam distraidamente concordando com o serviço oferecido.

Se você quer contratar serviços adicionais pelo celular, internet ou telefone fixo, como horóscopo, jogos, músicas, toques de telefone diferenciados, notícias enviadas por SMS, antivírus, deve ficar atento aos seus direitos. 

A cobrança indevida é, de longe, a principal reclamação na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel): responde por 40% a 50% das queixas que chegam à agência. Foram 908.870, de janeiro a outubro, de serviços de celular pós e pré-pago, banda larga e TV por assinatura. 

Segundo a Anatel, são cobranças erradas de todos os tipos: desde um serviço que foi contratado e não fornecido, a contas que chegam após o cancelamento, passando por valores tarifados em dobro.

Desde 2014, as operadoras são obrigadas a detalhar a fatura, fornecer segunda via, discriminar cada serviço e preço, informar o histórico de consumo dos últimos meses e oferecer ferramenta para que o consumidor possa comparar se o seu plano está compatível com o seu perfil de uso.


Algumas dicas na contratação


É importante que o próprio consumidor tenha atenção ao uso dos serviços para não contratar inadvertidamente um SVA, ou para não ser cobrado por um serviço que não contratou. Ele tem direito a receber em dobro por aquilo que foi cobrado e pago indevidamente.

A Anatel orienta que o consumidor sempre leia com atenção as mensagens que chegam em seu celular oferecendo serviços adicionais. As mensagens devem informar claramente quanto eles custam e como é possível cancelar o serviço.

Se estiver na dúvida sobre o consumo dos seus créditos, ligue para a prestadora ou acesse o espaço reservado ao cliente na página da empresa na internet. A operadora é obrigada a informar claramente todos os débitos em sua fatura ou em seus créditos.

Se não conseguir resolver seu problema com a prestadora, abra uma reclamação na Anatel. Mas não esqueça: é fundamental que você tenha em mãos o número do protocolo do seu atendimento com a operadora.

Caso você receba na sua fatura alguma cobrança de serviços de internet ou tenha tido crédito consumido por um serviço adicional não contratado, procure os canais de atendimento da operadora e peça o cancelamento.

Por fim, cabe ao consumidor ficar atento às cobranças indevidas e as operadoras implementarem estratégias de educação para o consumo para conscientizar consumidores sobre o que são os serviços adicionais.

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