Como otimizar o estoque de sua empresa?

Há muitas empresas que não disponibilizam o devido valor ao estoque, mas este é um ponto estratégico e um dos espaços que mais determina se a empresa poderá crescer ou não ao longo do tempo. E neste caso o porte da empresa não é levado em consideração.

Por isso, este artigo visa apresentar valiosas dicas que farão a diferença na otimização do estoque de sua empresa.

A importância da escolha dos fornecedores

Uma empresa de sucesso deve prezar pelo recorrente contato com os seus fornecedores, seja para as suas demandas mensais ou semanais. Isso representa um ponto determinante para que o estoque da empresa seja saudável. Essa prática ajuda a empresa a ganhar na pontualidade das suas entregas, no preço justo e no excelente custo-benefício.

E lembre-se que ao realizar uma cotação de fornecedor, o preço deverá ser somente uma das variáveis a ser levada em consideração. Avalie também o tempo de entrega, o portfólio do fornecedor e a capacidade de negociação.

Quais os benefícios de um controle de estoque eficiente

Depois de escolher e saber quais são os seus melhores e piores fornecedores é importante que a empresa conheça todos os benefícios que o controle de estoque pode trazer. Veja quais são:

·         custos reduzidos;

·         melhoria nas vendas e aumento de receita;

·         operações menos complexas;

·         Os produtos adquiridos e comercializados são mantidos em extrema qualidade.

O orçamento do estoque

Para ser utilizado como um ponto eficiente, o controle do estoque precisa ter como base um planejamento. Esse planejamento pode ser feito em um período de até um ano, ou seja, o planejamento do estoque é feito no ano anterior. Assim estipulando todos os gastos com armazenamento pelos próximos meses. Isso impacta na redução dos custos e melhora as vendas.

Investimento na automação do estoque

Assim como acontece em todos os setores da empresa, principalmente na logística, é muito importante que a empresa invista em tecnologia. Não pense que esse investimento é um excesso ou um erro.

A automação ajudará na movimentação do estoque, possibilitando um maior equilíbrio, tanto na hora da compra, quanto na hora da armazenagem.

Inventário

Os especialistas recomendam que o inventário deve ser categorizado de forma detalhada.

O importante é na hora da categorização levar em conta alguns pontos, como o valor do produto e a sua rotatividade dentro do estoque. Quanto mais tempo o produto fica no estoque, mais longe ele deve ficar em relação a outros produtos que saem com maior rotatividade. Assim como os produtos mais caros devem ser organizados de uma forma especial.

Acompanhar e padronizar todas as entregas

A padronização evita falhas e reduz custos. Isso porque elas passam a ser feitas sempre da mesma forma. Assim como, a monitorização na entrega ajuda na identificação de possíveis erros.

Utilização de sistemas de armazenagem

Como Otimizar o Estoque?
Paletes são muito comuns no estoques das empresas. Saiba a melhor forma. Foto: Pixabay

Os sistemas de armazenagem têm como função classificar e organizar os materiais guardados em um armazém ou depósito. Em geral, são guardadas as matérias primas, os produtos em preparo ou produtos acabados.

No mercado, há muitos tipos de equipamentos e a escolha da empresa deve levar em conta o manuseio do material e o tipo de material. Os seguintes elementos envolvem essa escolha: peso e tamanho do produto, espaço do estoque, quantidade de produtos, material de fabricação do produto, entre outros.

Os principais tipos de sistemas de armazenagem existente hoje no mercado são:

1.  Sistema WMS

Esse sistema é utilizado por indústrias, pois esse ele proporciona o maior controle de todos os produtos que entram e saem da armazenagem. Todos os itens presentes no estoque deverão ser cadastrados através de uma etiqueta com um código de barras.

O gerenciamento dessa movimentação é realizado por meio de um software. Ele realiza o total controle dos diferentes movimentos desses itens.

Esse sistema também permite o controle do espaço para novas compras e alocações de outros produtos.

2.  Estrutura Porta Pallets

Esse sistema é mais utilizado nos estoques que já recebem os materiais organizados em pallet.

Os pallets são estrados e sua função é movimentar as cargas. Eles são construídos de alguns tipos de material, como plástico, metal ou madeira.

A facilidade do transporte destes paletts se dá porque eles podem ser guardados em pilhas e transportados por máquinas empilhadeiras.

O sistema de paletts facilita a organização dos estoques, pois eles podem ser alocados em uma única estante. É o sistema ideal para estoques com grandes movimentações e com um número de produtos variados.

No mercado, há vários tipos de estrutura porta paletes que vão impactar diretamente na armazenagem dos itens. São eles:

·         Porta Pallets Push Back – caracterizada pelo uso de quatro pallets em distintos níveis de profundidade;

·         Porta Pallets Dinâmico - são utilizados roletes com capacidade de inclinação, permitindo uma rolagem mais dinâmica;

·         Porta Pallets Cantilever- sistema com uma estrutura montadas com vigas que se assemelham à braços em níveis diferentes, parecendo uma estante;

·         Porta Pallets Estantes – os materiais em pallets são armazenados como em uma estante. Ideal para itens menores.

Agora que foi possível conhecer um pouco mais sobre a otimização de estoques. Que tal fazer uma análise do seu armazém e descobrir se você tem utilizado ele da melhor forma?

Comente!