Como produzir conteúdos interativos para o E-Commerce?


Os conteúdos interativos para o e-commerce é aquele que estimula e cativa o usuário de modo que o mesmo esteja sempre engajado.

O real objetivo é criar um relacionamento mais forte com o consumidor/usuário. Bons produtores desse tipo de conteúdo conseguem atingir mais público e crescer sua marca.

Para produzir tais conteúdos, os produtores devem adotar algumas estratégias específicas. Instigar o usuário a comentar, curtir, compartilhar e interagir exige certos métodos.

Essa é uma estratégia que tem sido adotada por inúmeros empresários. Hoje, mais do que nunca, as pessoas estão na internet e não explorar essa área é a receita do fracasso.

O presente artigo tem o objetivo de mostrar diversas estratégias e possibilidades da produção de conteúdos interativos para o E-Commerce.

As ações necessárias, tipos de estratégias, apresentações de vantagens, blogs e muito mais.

O que são conteúdos interativos?

Os conteúdos interativos são materiais que possibilitam um maior relacionamento e interação entre empresa e cliente.

Cada vez mais evidente e expressivo na conversão e captação de clientes, diversas empresas utilizam esse tipo de marketing de conteúdo para expandir seus negócios e gerar autoridade no seu nicho de atuação.

Alguns outros exemplos de marketing de conteúdo podem gerar leads e alavancar sua taxa de conversão em vendas!

Trocar guest posts, por exemplo, é um excelente exemplo, pois além de aumentar o tráfego do seu site, potencializa a sua marca na internet!

A internet possui uma infinidade de possibilidades e é onde milhões de pessoas estão presentes boa parte do tempo.

Um exemplo de conteúdo interativo usado antigamente e até hoje é na televisão é do telespectador poder ligar e participar de algo ou votar.

Com o avanço da tecnologia e da internet, a popularização e interação das redes sociais e blogs simplesmente explodiu.

Os conteúdos interativos são inseridos nesses meios onde há presença constante de um grande fluxo de pessoas, empresários com visão de negócios passaram a enxergar onde as pessoas estão mais presentes e onde elas mais interagem.

De maneira resumida, os conteúdos interativos são formas de engajar o consumidor que mais se identifica com o seu negócio.

Assim, o usuário e/ou cliente filtrado pode fornecer feedback às empresas sobre seus produtos, formas de atuação, serviços etc.

Esse envolvimento e feedback não é interessante apenas para a outra ponta - empresa -, mas também para qualificar possíveis novos consumidores e clientes.

Como os conteúdos interativos auxiliam na geração de leads

Diversas empresas interagem de maneira estratégica com usuários, oferecendo e-books, cursos e informações importantes.

Através da coleta de endereços de e-mail de usuários que se cadastraram voluntariamente, conseguem mensurar o nível de conversão e engajamento dos usuários.

Tais empresas, uma vez com os endereços de usuários que se cadastraram voluntariamente com o objetivo de ter algum benefício, utilizam dessa ferramenta para oferecer seus serviços, produtos etc.

Criar conteúdos que atraiam e convertam usuários é uma tarefa que exige pesquisas em saber o que o usuário quer, competência e experiência.

Outros aspectos importantes de um bom planejamento de marketing focado na geração de leads - captação de contatos -, é a fidelização de usuários/clientes.

Boas estratégias geram também autoridade e confiabilidade. Tão importante quanto gerar clientes, é fidelizar os clientes.

Como produzir conteúdos interativos?

Existem diversas opções e formas de produzir conteúdo interativo, é necessário pensar com a mentalidade do usuário, o que ele gostaria de ver, de que forma se sentiria estimulado a interagir, seja ao curtir, comentar, compartilhar etc.

Abaixo há algumas das formas mais utilizadas e eficazes na produção de conteúdo interativo.

Montagem de enquete de assunto relacionado - por exemplo, uma empresa de sucos detox pode montar enquete com a seguinte pergunta: “Qual dos sabores de sucos abaixo é o seu preferido?”. Assim, as pessoas interagem mais, têm uma maior identificação com a empresa e ainda mais se combinado com outras estratégias.

Criação de concursos - o ser humano é competitivo por natureza, por isso montar concursos que solicitem que, quanto mais interação houver, mais chances há de ganhar, gera um retorno muito forte para quem busca autoridade e engajamento de usuários.

Inclusive, expande bastante o alcance da marca!

Construa infográficos interativos

Outra ideia de gerar tráfego orgânico, são os infográficos, que estão presentes há um bom tempo e sempre proporcionaram bons resultados, porém, é necessário ter alguns cuidados.

Não basta apenas despejar informações em uma imagem com fundos coloridos etc, é preciso mais.

O que proporciona a conversão não é apenas a informação mencionada, mas a forma como ela é transmitida.

É uma ferramenta com poder incrível e é totalmente visual. Pesquisar infográficos interativos feitos por grandes e fortes marcas pode ajudar a ter ideias inovadoras e impactantes.

Existem empresas que, através dos infográficos, alavancaram em mais de 1000% o tráfego em seu site apenas com uma publicação inovadora e atrativa de um conteúdo.

Apresente suas vantagens competitivas

A concorrência gera constantes melhorias e evoluções em todos os setores de produtos e serviços.

Avaliar o setor e buscar oferecer algo a mais é sempre uma ótima forma de fidelizar clientes.

É preciso deixar claro o motivo do consumidor escolher a empresa A e não a B. Conhecer os concorrentes e evidenciar as vantagens é determinante nos negócios.

Empresas que crescem e se mantém em crescimento sempre buscam surpreender seus clientes.

Não basta entregar apenas o que o cliente quer, para se diferenciar é preciso surpreendê-lo. Seja com inovações, atendimento diferenciado, informações precisas e claras e foco na resolução de problemas.

Construa landing pages de alta conversão

A landing page nada mais é que uma página onde o usuário que se interessou pelo assunto pode acessar de forma simples e rápida informações e conteúdos de seu interesse.

O objetivo é estreitar o relacionamento com os usuários de modo que, quem produz os conteúdos, consiga de fato efetuar suas vendas de produtos e ou serviços.

Uma landing page que gera sucesso tem informações objetivas e cativantes ao público específico, imagens atrativas e estrategicamente expostas, além de despertarem sentimento de urgência e escassez nos usuários como uma promoção ou desconto imperdível, data limite para aquisição etc.

Construa ações interativas em seu site

Basicamente, o objetivo é despertar a curiosidade do usuário ao entrar no site. Frases como “clique aqui para ver por completo." e "escolha o seu preferido” dentre outras são algumas das alternativas usadas por sites que possuem uma interação longa e constante.

Animações, ferramentas complementares paralelas ao nicho específico e vídeos informativos também são formas de manter a atenção do usuário.

Dicas para construir conteúdos interativos em seu site e blog

Como já mencionado, as estratégias e ferramentas que proporcionam interação são diversas. Abaixo consta uma lista de estratégias que, se forem feitas com seriedade e foco, certamente geram interação:
  • Quiz ou enquete relacionados ao nicho específico;
  • Infográficos inovadores e mapas interativos;
  • Transmissão ao vivo em redes sociais;
  • Criação de concurso que recompense o usuário que mais interage;
  • Landing pages inovadoras, que gere senso de urgência e escassez ao usuário, dentre outras.

Uma maneira de refinar as estratégias e focar mais no que proporciona mais interação, é aferir, na prática, quais são as estratégias que mais despertam interação e atenção dos usuários naquele caso concreto.

Conclusão

Montar estratégias inovadoras e criar conteúdo que desperte interação não é uma das tarefas mais fáceis de se fazer, porém, com as dicas mencionadas acima é possível engrenar e gerar bastante engajamento e interação por parte dos usuários.

É importante deixar claro que, seja o nicho que for, refinar as estratégias com base no empirismo - experimentação e medição - sempre proporciona resultados eficazes. Se espelhar em conteúdos que proporcionam grande interação de usuários é um ponto a se atentar sempre. O ser humano é visual, complexo e com diversas diferenças uns dos outros.

Inovar e surpreender nem sempre é fácil, o usuário nem sempre quer saber termos técnicos e mirabolantes.

Na essência, o foco de um conteúdo interativo deve ser apontar um problema que o usuário tem e que ali está a solução. Com isso o olhar não estará focado no preço, e sim, no valor agregado e na solução de problemas.

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