Resumo do Case Endomarketing da Toyota

RESUMO DO ARTIGO: O ENDOMARKETING NO PROCESSO DE CRESCIMENTO DA TOYOTA


Autora art. original: Bárbara Duarte, Flávio Tófani


(Introdução) O estudo deste case abrange a utilização do Endomarketing durante o crescimento da empresa de automóveis Toyota, na qual passou a liderar o mercado automobilístico a partir de Abril de 2007. O objetivo em questão foi de demonstrar a importância de se trabalhar o cliente interno antes de querer conquistar o cliente externo de modo que isso só é possível motivando os funcionários, e foi desta forma que a Toyota conseguiu superar a GM até então líder de mercado por mais de 70 anos. Foi se o tempo em que as empresas pagavam salários em troca de mão de obra corporal, hoje é necessário explorar o intelectual de cada colaborador, pois isso pode significar ganhos financeiros para empresa. O processo para tomar a liderança da GM foi baseado pela criatividade da equipe de trabalho, onde são implementadas mais de um milhão de novas idéias vindas diretamente dos funcionários a cada ano, e para isso os gestores ocupam metade de seu tempo para analisar idéias e projetos enviados pelos funcionários. O recém contratado da Toyota passa antes mesmo de realizar suas funções por um treinamento de cerca de cinco meses, sendo um mês dedicado apenas à cultura Toyota, outros dois meses em fábrica para ver como são produzidos os carros e os outros dois meses diretamente na concessionária para entender as necessidades e desejos dos clientes. (Desenvolvimento) Antigamente, a forma de motivação era o econômico, pois se entendia que cada funcionário tinha como meta para si a necessidade de um bom salário, sendo que trabalho em grupo não era bem visto levando em conta a concorrência pessoal entre a equipe. Até que com o final da Segunda guerra, os gestores começam a olhar a empresa como um conjunto de pessoas com necessidades, interesses, relacionamentos, grupos e não mais como uma máquina de trabalho. Nesse período destacaram-se Maslow, Drucker e Herbert Simon. Com a evolução da forma de se administrar uma empresa, atinge-se o ponto de que o conhecimento das necessidades e desejos do consumidor era essencial para um bom desempenho empresarial, diante disso o marketing começa a ganhar força a cada dia que passava, bem como a pesquisa de mercado começava a ser aprofundada para saber das necessidades dos clientes. Ainda nesse período após a segunda guerra surge o endomarketing, em conseqüência da necessidade de motivar os funcionários. Pois se chegava à conclusão que num mercado orientado para o cliente, os funcionários possuem papel preponderante para o sucesso da organização, pois são eles que têm informações e conhecimento das necessidades e desejos dos clientes. Neste momento é que entra o endomarketing dentro da empresa, pois visa estabelecer um relacionamento de lealdade com o público interno, na qual precisam estar satisfeitos com o ambiente de trabalho e possuírem um ótimo relacionamento com todos os níveis hierárquicos da empresa. Uma das principais contribuições para o sucesso da Toyota foi de dar destaque ao fator humano e para atingir os níveis de qualidade estipuladas em suas metas precisavam do comprometimento dos funcionários. Hoje, a Toyota é referência mundial no que abrange o marketing interno por saber como construir relacionamentos fortes e motivadores, sendo que na matriz da empresa os funcionários possuem até emprego vitalício. Todos os 296.000 funcionários da empresa sabem precisamente quais os princípios da empresa, tendo total liberdade para sugerir idéias e projetos a seus superiores, decisão esta apoiada pelos gestores que gastam metade de seu expediente analisando-as. São cerca de um milhão de novas idéias implementadas a cada ano na empresa enviado pelos funcionários, e ao se contratar um funcionário ele ficas os cinco primeiros meses em treinamento para adotar a cultura da organização. O processo de trabalho da Toyota demorou cinco décadas para atingir a liderança de mercado, tornando a produção o mais enxuta possível e colocando qualidade no produto, onde se algum funcionário verificar qualquer defeito nas peças que seja, ele tem como parar toda a linha de produção do processo que tem defeito, pois segunda a filosofia da Toyota é melhor parar toda a produção e consertar o erro no momento da falha que deixar estourar o problema no final. O resultado destas práticas foi de ter um carro com baixo custo e com qualidade superior a da concorrência. Funcionários que trabalham na empresa dizem se sentir valorizado porque seus diretores são sempre abertos para ouvir a opinião dos funcionários. A jornada de trabalho na empresa é de 8 horas, e cada 2 horas existem um intervalo com duração de 20 minutos. Os benefícios oferecidos pela Toyota são: seguro saúde; seguro desemprego; aposentadoria; folgas remuneradas bônus que são estipulados para incentivar os funcionários no desempenho de suas funções, a empresa ainda investe muito em treinamentos, palestras de motivação e o mais importante de todos, incentivos aos projetos de seus funcionários. (Conclusão) Deste modo, pode-se compreender que quando a empresa obtém sucesso ao promover a qualidade pessoal dos funcionários ela consegue do mesmo modo um alto nível na qualidade de seus produtos/serviços. Por isso é necessário uma integração do Endomarketing + Recursos Humanos para desenvolver ferramentas que busquem a integração dos funcionários com os objetivos da organização. Pois não é de hoje que se sabe que o diferencial competitivo das empresas está no fator humano, está na qualidade, criatividade, interação do grupo de trabalho, comunicação, cooperação e ética do quadro funcional da organização. Para finalizar, fica comprovado como é essencial a utilização do endomarketing para a motivação e comprometimento de toda a equipe de trabalho, na qual todos devem estar se sentido bem em trabalhar na empresa, como é o caso da Toyota. O grau de relacionamento e o clima do ambiente de trabalho surtem efeitos até mesmo no produto final, eis que este é o diferencial no mercado e cabe ao endomarketing trabalhar o relacionamento interno da empresa.

Obs: Copiar é plágio e crime! Este resumo foi elaborado pelo autor deste blog em sua graduação em Marketing.

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