Feriado Tiradentes 2013 - Quem Foi Tiradentes?

O Feriado de Tiradentes é um feriado nacional que acontece anualmente no dia 21 de abril. É considerado ponto facultativo em escolas e também no trabalho, por isso diversas pessoas aproveitam a data para viajar ou fazer alguma coisa diferente. Veja sobre o Feriado Tiradentes 2013 e conheça um pouco quem foi Tiradentes.

Tiradentes é o apelido de Joaquim José da Silva Xavier, que levou este nome devido a sua profissão de dentista. O feriado ocorre em memória a sua morte que aconteceu em 21 de abril de 1792. Ele nasceu em Vila de São Jose Del Rei, que hoje leva seu nome, cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, mas cresceu Vila Rica, conhecida atualmente como Ouro Preto.


Joaquim José da Silva Xavier era líder da Inconfidência Mineira, movimento este que queria libertar a dominação portuguesa das capitânias, e recebeu esta homenagem pela luta que firmou em defesa do Brasil. Além da profissão de dentista, Tiradentes foi tropeiro, minerador e alferes dos Dragões de Minas Gerais.

Seu movimento era iluminista e tinha muitas ideias de liberdade, desejando que o país ficasse livre da dominação de Portugal. O movimento acabou devido à traição de um próprio membro do grupo que acabou entregando Tiradentes em troca do perdão de algumas dívidas que tinha com o Governo. Depois da traição, sua casa foi queimada e sua punição foi a forca, sendo punido em praça pública e considerado desde então, um herói nacional.

Diversas cidades comemoram o Dia de Tiradentes com cerimônias, encenações ou declamações em homenagem ao líder. Na mesma semana existe a Semana da Inconfidência, onde cada cidadão brasileiro de destaque ganha uma Medalha da Inconfidência.


O Feriado Tiradentes 2013 cairá em um domingo. Sendo assim, não tem como aproveitar o dia para descansar um pouco mais, mas você já pode ir pensando nos próximos anos.

Comente!