Regras do UFC - Resumidas

O UFC se tornou um esporte muito visto e querido no Brasil atualmente. Mas como cada modalidade de luta ou esporte possui suas diferenças, confira as regras do UFC e entenda melhor este esporte.
As categorias do UFC são feitas de acordo com o peso do participante. São elas:

  • Leve: abaixo de 70 kg 
  • Meio-médio: até 77 kg 
  • Médio: até 84 kg 
  • Meio-pesado: até 93 kg 
  • Pesado: até 120 kg 
Sobre a duração da luta, ela deve ter três rounds, mas quando há definição de campeonato são exigidos cinco rounds. Cada round possui cinco minutos e existe um descanso de um minuto para cada intervalo entre os rounds.

Entre alguns tipos de faltas que não podem ser feitas durante uma luta de UFC estão: dar cabeçadas, morder o adversário, dar algum golpe na virilha, puxar o cabelo do adversário, cutucar ou colocar o dedo em algum machucado do oponente, chutar ou dar joelhada na cabeça de um adversário quando ele estiver caído no chão, puxar o cabelo do adversário, beliscar a pele do oponente, chutar a altura dos rins com o calcanhar, pisar no adversário quando o oponente estiver caído, desrespeitar o árbitro, etc.

Já para vencer dá para ser de diversas formas. Pode ser um nocaute técnico apontado pelo juiz, uma finalização através de esgotamento físico ou verbal. Há ainda a decisão pelos juízes, que pode ser unânime, quando todos escolhem a mesma pessoa; dividida, quando o resultado por decisão é um a dois; ou majoritária, quando duas pessoas escolhem o mesmo lutador entre os três votos, mas o juiz decreta um empate.

E então, o que achou das regras do UFC? Na verdade, elas não são difíceis de entender e dá para se divertir com o esporte. Agora já pode assistir aos combates sabendo tudo o que está acontecendo no ringue.

Comente!