Regras Oficiais do Futsal - Resumidas

O futsal é nada mais, nada menos do que um futebol de salão. Sendo assim, como o ambiente em que o jogo acontece é diferente de um campo de futebol ao ar livre, há regras diferentes entre os esportes. Veja quais as principais (básicas) regras do futsal .


1 – Devem ser formadas duas equipes de cinco jogadores, sendo que um deles fica no gol.

2 – Para que haja o futsal, a quadra deve ser retangular com piso rígido a fim de evitar acidentes com os jogadores, e as medidas podem variar de acordo com a categoria de cada jogo, sendo algumas quadras menores e outras maiores.

3 – O cartão amarelo é utilizado para advertências, assim como no futebol de campo, e o vermelho para expulsão. No caso do vermelho, o jogador deve ficar fora por dois minutos ou pode ser substituído por outra pessoa se tomar um gol, diferente do futebol de campo.

4 – Na categoria adulto masculino, a bola deve ter de 62 a 64 cm de circunferência e um peso equivalente a 400 até 440 gramas. O tempo de jogo nesta categoria é de 40 minutos, divididos em dois tempos de 20 minutos.

5 – Não existe número máximo de substituições, assim como no outro futebol, e elas podem ser feitas a qualquer momento, de acordo com a necessidade do treinador.

6 – As posições dos jogadores também se diferenciam dos demais, sendo um goleiro, um fixo (fica na defesa), um ala (lateral), pivô (que ataca e arma as jogadas). Os nomes são diferentes, mas as funções acabam se igualando.
Regras completas e oficiais do Futsal podem obtidas acessando o site da Confederação Brasileira de Futsal, no link a seguir: www.futsaldobrasil.com.br
Como viram, há semelhanças e diferenças entre o futebol de campo e o futsal. Mas agora que já conhece as regras de futsal, já pode participar daquela bolinha que os amigos marcam de vez em quando sem se preocupar onde vai ser.

Comente!