Dicas para a primeira viagem de avião

Saiba o que fazer na sua primeira viagem de avião e como se prevenir contra imprevistos

A primeira viagem de avião, sem dúvida alguma, é uma das mais emocionantes e marcantes de toda a nossa vida. No entanto, no lugar de nos empolgarmos e esquecermos outros métodos de prevenção, é importante estar de olho em algumas dicas da ResolVoo para evitar encontrar empecilhos no caminho.

Você sabe o que é importante ter em mente antes de embarcar? Quais são os principais pontos com os quais o passageiro deve se preocupar? Se a resposta for “não”, não se preocupe. Confira, abaixo, o que é necessário saber para entrar no avião de forma segura e responsável.

Como realizar a compra das passagens aéreas?

Se essa é a sua primeira viagem de avião, é provável que já encontre uma certa dificuldade na hora de comprar as passagens aéreas. No entanto, é bem mais fácil do que parece. Para que tudo saia de acordo com o planejado, é importante que os bilhetes estejam garantidos com certa antecedência, para o caso de algo sair fora do planejado.

Uma das principais opções de compra de passagens, principalmente na atualidade, é por meio de aplicativos de celular. No entanto, antes de sair baixando qualquer um pelas lojas virtuais, confira quais são os melhores e mais confiáveis, visto que irá oferecer informações de pagamento para o app.

Se é a sua primeira viagem de avião, você ainda pode aproveitar os aplicativos de companhias aéreas para conseguir adquirir promoções ou pacotes de viagem. Assim, as chances de economizar dinheiro serão muito maiores e você sairá extremamente satisfeito no final.

É válido lembrar que os preços das passagens aéreas podem variar muito de uma empresa para a outra, além de dependerem do horário escolhido pelo passageiro, dia da semana, se o voo é direto, se possui conexão ou se será feito em um período do ano de alta temporada. Sendo assim, busque o valor que se encaixe melhor no seu orçamento.

Como fazer o check-in?

Se é a sua primeira viagem de avião, é muito provável que não saiba como fazer o check-in, principalmente porque esse é um procedimento mais comum para aquelas pessoas que já estiveram em um aeroporto antes. No entanto, não é necessário se preocupar, visto que essa etapa é realizada para comprovar a sua presença na viagem.

Veja, abaixo, quais são as formas de realizar o check-in.

On-line

Atualmente, muitas pessoas costumam utilizar o celular, o computador ou outros dispositivos eletrônicos para resolver as suas pendências. Se essa for a sua primeira viagem de avião, saiba que é possível, sim, realizar o check-in inteiramente on-line, para otimizar tempo e evitar filas quilométricas.

Para isso, quando você chegar ao aeroporto, basta entrar no site da companhia aérea, realizar o preenchimento dos dados que forem solicitados e, em seguida, imprimir o cartão que será gerado. No entanto, se você não tiver acesso a uma gráfica ou algo semelhante, basta baixar o arquivo no seu aparelho.

Check-in no balcão da companhia aérea

Outra opção que pode ser um pouco mais demorada e menos prática é realizar o check-in no próprio aeroporto. Assim que você chegar até lá, será possível encontrar uma placa de identificação, o que facilitará caso essa seja a sua primeira viagem de avião.

Em seguida, é importante lembrar que chegar com uma hora de antecedência será fundamental para evitar que qualquer imprevisto aconteça. Além disso, lembre-se de estar com um documento oficial com foto em mãos e, se for uma viagem internacional, leve o passaporte e o visto de entrada para o país.

Check-in no totem do aeroporto

Outra maneira mais ágil de conseguir realizar o check-in caso seja a sua primeira viagem de avião é por meio do totem localizado no aeroporto. Ele também fica sinalizado, permitindo que as filas diminuam e, consequentemente, você consiga realizar a sua checagem de forma mais rápida.

Por meio dessas maquininhas de autoatendimento, você não precisará enfrentar longas filas, muito menos dispor de vários tipos de documentos.O procedimento é mais rápido, fácil e, até mesmo, seguro. Procure por algum dos totens dentro do aeroporto.

Como funciona o despacho da bagagem?

O despacho das malas por muitas vezes é um assunto que causa confusão até em quem não está fazendo sua primeira viagem de avião. Muitas regras acabam por determinar o peso, o tamanho e como a bagagem será transportada ao longo da viagem. Sendo assim, é importante ficar atento.

É comum que alguns passageiros acabam se confundindo na hora de colocar as suas bagagens na esteira. No entanto, para que isso não venha a acontecer com você, o que poderia atrapalhar o percurso, confira, abaixo, quais são os tipos de bagagem e como elas podem ser despachadas.

Despacho de bagagem

A bagagem despachada é aquela mala que irá dentro do porão do avião. É ela quem deve ser entregue à companhia aérea no momento em que você for realizar o check-in, já mencionado no tópico anterior. Ela só será devolvida ao passageiro após a finalização da viagem, sendo etiquetada e colocada na esteira.

Ainda assim, é importante ficar atento. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), as companhias aéreas em que o voo parte do Brasil precisam determinar uma estratégia comercial. Sendo assim, cada uma delas pode oferecer uma precificação diferente para o peso e para o valor de cada uma delas.

Bagagem de mão

Para quem vai realizar a sua primeira viagem de avião, é válido saber que a bagagem de mão é aquela que não exige despacho. Ela poderá ser colocada na cabine sem nenhum custo adicional, ficando sob responsabilidade total dos passageiros. É nessa mala que os documentos devem ser guardados, bem como dinheiros, eletrônicos e qualquer outro item frágil.

Este item é um direito do passageiro, mas, ainda assim, precisa cumprir algumas pequenas regras. Caso o voo tenha origem ou destino no Brasil, o peso máximo aceito é de 10 kg, além de dimensões que não podem ultrapassar 55 cm x 35 cm x 25 cm (altura, largura e comprimento respectivamente).

Quais são os tipos de voo?

Outra informação extremamente necessária para quem vai fazer sua primeira viagem de avião é a diferença entre os tipos de voo. Esse pequeno detalhe pode fazer o valor das passagens aéreas mudar drasticamente, como mencionado antes.

Os principais tipos de voo são:

  • Voo direto: o voo direto é aquele que não faz qualquer tipo de pausa ao longo da viagem.

  • Voo com conexão: este tipo de voo necessita de uma troca de aeronaves ao longo da viagem.

  • Voo com escala: este tipo de voo realiza uma pausa no avião, pousando em uma cidade ou várias cidades ao longo do percurso.

Lembre-se de sempre tomar cuidado com suas bagagens e pertences em um voo. Personalizar sua mala é um diferencial interessante para outras pessoas não a peguem por engano.

E caso tenha algum problema com voo cancelado, bagagem extraviada ou voo cancelado, a ResolVoo está disponível para ajudar você a reaver seus pertences ou ser indenizado de forma fácil e rápida.

Gostou do nosso conteúdo? Então comenta, curte e compartilha!

Comente!