Feriado Dia do Trabalho 2013 - Data, Origem

Mesmo com o nome de “Dia do Trabalho”, o feriado é de descanso e ninguém deve trabalhar. A data é comemorada todos os anos no dia 01 de maio e também é considerada em diversos países da Europa, não somente no Brasil. Confira o Feriado Dia do Trabalho 2013 e já comece a programar esta data, conhecendo um pouco de sua origem.

A origem deste feriado é do ano de 1886, nos Estados Unidos. Neste ano, no dia 01 de maio, muitos trabalhadores de Chicago fizeram uma manifestação para redução da jornada de trabalho para oito horas diárias. Infelizmente, a polícia entrou em confronto com os manifestantes e matou e feriu diversos trabalhadores que estavam somente em busca de melhores condições para trabalhar.

Não satisfeitos, os trabalhadores retornaram a manifestação no dia 05 de maio de 1886 e houve mais feridos e presos. Desta forma, como todas as opiniões iam contra a ação da polícia, foi decretado o Dia Internacional dos Trabalhadores no dia 1º de maio pelo Congresso Operário Internacional. Foi no ano de 1890 que a jornada de oito horas foi conseguida pelos americanos.

Na cidade de Portugal, o feriado só começou a ser comemorado depois do ano de 1974, quando houve a revolução de 25 de abril. Nos demais países há cerimônias e comemorações especiais para a data.

Há quem goste de aproveitar a data para viajar ou fazer alguma coisa diferente, já outros querem mesmo é descansar um pouco de tanto trabalho.

No ano de 2013, o feriado no Brasil cairá em uma quarta-feira e dará para descansar um pouco. Afinal, é seu dia, trabalhador. Como é um feriado internacional, pode até dar uma esticadinha e comemorar no exterior esta data histórica. Então aproveite e já se programe para o Feriado Dia do Trabalho 2013 e bom descanso (ou bom feriado).

Comente!