Feriado Finados 2012 - Data, Origem

Todo dia 02 de novembro é comemorado o Dia de Finados, mais conhecido também como Dia dos Mortos aqui no Brasil. Em Portugal, esta data se chama Dia dos Fiéis Defuntos e em cada país há uma forma de comemorar este dia, sendo que no México é até mesmo uma comemoração diferente, sendo considerada uma atração turística. Sendo assim, veja sobre o Feriado Finados 2013 e conheça curiosidades sobre sua origem.

Esta data é mais guardada pela igreja católica e a protestante não reconhece o feriado, pois acredita que não está na Bíblia, então não deve ser respeitado. Já os católicos tiram o dia para rezar pelos parentes que se foram e lotam os cemitérios levando velas, flores e presentes. Independente do país, cada um possui sua cultura para comemorar o feriado e cada um respeita a sua própria tradição. Alguns preferem nem ir ao cemitério neste dia devido a grande lotação de pessoas e dificuldade de estacionar o carro. Assim, acabam indo alguns dias antes e rezam da mesma forma. Tudo depende de cada cultura.

O feriado surgiu no século II, quando as pessoas iam rezar pelos seus entes que tinham morrido, visitando os túmulos. Já no século V, um dia do ano foi reservado para ela tradição de visitar os mortos e rezar por eles. Assim, a partir do século XI foi instituída a data de 02 de novembro para celebração e oração aos mortos, conforme a Igreja Católica estabeleceu.

Não há festas e comemorações grandes neste dia porque as pessoas respeitam, mas dá para descansar, fazer um churrasquinho, viajar (quando o feriado cai em um dia bom) ou então somente descansar um pouco, já que este dia é ponto facultativo e ninguém precisa trabalhar ou ir à aula.

Comente!