Feriado Nossa Senhora Aparecida 2012 - Data, Origem

O dia de Nossa Sra. Aparecida, também conhecido como Dia das Crianças, acontece todo dia 12 de outubro, sendo muito festejado pela igreja católica. Confira as ovidades sobre o Feriado Nossa Sra. Aparecida 2012 e conheça sua origem.

A origem desta data é devido aos pescadores do Rio Paraíba do Sul, que no ano de 1717, onde os pescadores jogaram a rede no rio para pegar peixes para o jantar do Conde de Assumar. Não conseguiram pegar nenhum peixe até que um deles, João Alves, pescou a imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. A imagem foi enrolada em um manto.

Desde 16 de julho de 1930, Nossa Senhora da Conceição Aparecida (aparecida porque surgiu na água), é a padroeira do Brasil, de acordo com o decreto de Papa Pio XI. Depois de 17 anos foi construída a primeira capela.

A princesa Isabel, em sua segunda vinda ao Brasil, ofereceu um manto azul e uma coroa, adereços estes que fazem parte de Nossa Senhora até hoje.

A igreja católica realiza missas e quermesses, além de diversas cerimônias religiosas para homenagear Nossa Senhora Aparecida. Um lugar muito visitado é a cidade de Aparecida do Norte, aonde os fiéis vão até lá para pedir alguma coisa ou pagar promessas. Há quem suba a escadaria de joelhos, quem acenda velas ou faça alguma coisa diferente.

O fato de também ser considerado o Dia das Crianças é que um deputado achou conveniente utilizar este feriado religioso para instituir a data. Nesta semana também se comemora a Semana do Saco Cheio, já que o feriado dos professores é dia 15 de outubro. Muitas escolas aproveitam os dois feriados para emendar. É uma ótima oportunidade para viajar ou aproveitar para descansar.

Comente!