Horário de Verão 2013/2014

Horário de Verão 2013 - 2014 - Para melhor aproveitar a energia solar e reduzir o consumo de energia elétrica, há mais de 80 anos diversos Estados do Brasil adotaram o Horário de Verão no período de outubro de um ano a março do ano seguinte. A ideia de valer-se da luz solar adiantando uma hora no relógio foi criada em 1784, por um inventor americano chamado Benjamin Franklin, pois naquela época não existia luz elétrica, e era preciso um método para otimizar a luz natural.

O Horário de Verão é o adiantamento de uma hora do fuso horário local, e acontece somente no Verão, pois justamente nessa época os dias são mais longos devido o posicionamento do Sol em relação à Terra. As regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e mais recentemente a Bahia utilizam esse artifício anualmente, e esse processo está decretado por lei.

Horário de Verão

Há quem diga que o Horário de Verão pode afetar o “relógio biológico”, podendo então até mesmo prejudicar a saúde, porém há estudos que comprovam que apesar do “relógio biológico” ser afetado a princípio, o organismo logo se adapta a nova rotina. O que pode acontecer é apenas uma desordem no horário de dormir/acordar, mas somente nos primeiros dias.

HORÁRIO DE VERÃO 2013 - 2014

A data para o próximo Horário de Verão é 0h de 20 de outubro a 0h de 16 de fevereiro. Geralmente começa no segundo final de semana de outubro e termina no segundo final de semana de fevereiro, porém, quando o término coincide com o Carnaval, ele é transferido para o último final de semana no mês de fevereiro. Vale lembrar que se o intuito da criação do Horário de Verão é reduzir o consumo de energia elétrica é importância aproveitar o máximo a energia solar para as tarefas do cotidiano, não só nesse período, como em todos os outros.

Comente!