IPVA 2014 BA - Tabela, Consulta, Valor

Em 2013 o IPVA será isento para alguns carros, isso dependerá da data de fabricação do carro, e cada estada tem suas próprias regras. Para o IPVA 2014 Bahia os carros que serão isentos serão os com mais de quinze anos da data de fabricação.

O IPVA 2014 BA ainda não dispõe de uma tabela de valores para os veículos, porém através do site www.sefaz.ba.gov.br você pode acompanhar quais foram as regras e percentuais de valores do ano anterior, e com isso ter uma prévia do que virá a ser em 2014.

A base de calculo do IPVA BA é:

  • Veículo novo: o valor total que consta na nota fiscal do veículo. 
  • Veículo usado: o valor total que anualmente é elaborado pela Secretaria da Fazenda com base nos preços médios dentro do mercado automobilístico. 
O pagamento desse imposto pode ser feito separadamente ou incluindo o valor do licenciamento do veículo. As formas de pagamento são: ou em até três vezes mensais, ou em uma única parcela podendo gerar certo desconto.

Para calcular esse valor é necessário que o proprietário tenha o código Renavam que consta no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), com esse código é só acessar o site já informado acima e o sistema do próprio site fará o calculo, pois o SEFAZ-BA utiliza como base para cálculo do IPVA a tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisa Econômica), que é uma tabela que informa o valor médio de mercado de veículos automotores.

Caso não fique claro para o proprietário como efetuar o cálculo e o pagamento da taxa de IPVA 2014 BA somente através do site disponível, o contribuinte deve entrar em contato com a central de atendimento que está apta para direcionar qualquer duvida nesse processo, o número dessa central de atendimento é: 0800 0710071.

Comente!