Planejamento estratégico: 5 dicas para fazer

O planejamento estratégico na vida profissional é importante em diversas ocasiões. Independente de se você quer encontrar um novo emprego, colocar um projeto em execução ou simplesmente crescer na sua carreira, é preciso saber desenvolver uma estratégia eficiente para alcançar os seus objetivos.

Porém, nem todo mundo consegue perceber esse senso de importância e acaba apenas “levando a vida” no quesito profissional. O problema disso é que esse tipo de atitude pode fazer com que você fique estagnado no mesmo ponto da sua vida profissional. Logo, não existe evolução e você pode perder oportunidades incríveis na sua carreira. Isso vale para todas as profissões: médico, advogado, administrador, consultor...

Se você não quer que isso aconteça com você, então esse é o artigo certo.

Planejamento estratégico dicas para fazer


Quer saber por quê?

Confira 5 dicas para fazer planejamento estratégico:

Liste seus objetivos

O primeiro passo para desenvolver qualquer tipo de estratégia é ter suas metas e objetivos claros. Onde você quer chegar? O que você espera do seu planejamento? Que tipo de resultados você almeja?

Se você tem um objetivo definido, fica mais fácil refletir sobre o caminho necessário para chegar até lá. Do contrário, você pode acabar ficando perdido e sem saber como agir.

Defina um cronograma

Da mesma forma, definir prazos também ajuda você a colocar os seus planos em ação. Por mais que a periodicidade nem sempre seja clara, refletir sobre isso é a forma mais fácil de montar um planejamento estratégico.

Você pode dividir o seu objetivo final em pequenas tarefas. Por exemplo, se você quer uma promoção, defina um período para melhorar a qualidade do seu trabalho. Então, coloque uma data limite para conversar com o seu gestor sobre a possibilidade de crescimento na carreira. Por último, tente colocar um prazo para conseguir essa promoção.

Quando você tem um cronograma, fica mais fácil seguir o seu plano.

Liste contratempos

Existem alguns fatores que fogem do nosso controle e podem atrapalhar o planejamento estratégico. Embora não exista uma receita definida para lidar com eles, se você se prepara para algumas eventualidades fica mais fácil contornar esses obstáculos.

Tente pensar em qualquer coisa que pode atrapalhar ou atrasar os seus planos. Então, tente definir um plano de ação para que isso não atrapalhe a continuidade da sua estratégia.

Defina tarefas diárias

São poucas as estratégias que trazem resultados de um dia para o outro. Ter isso em mente diminui a cobrança que você coloca em si mesmo e ajuda a entender que você pode demorar para conquistar os seus objetivos.

Para isso, defina pequenas tarefas diárias que podem colocar você mais perto do objetivo final. Mesmo que elas pareçam insignificantes, trabalhar em pequenas metas traz o sentimento de que você caminha na direção certa.

Não fale: aja!

Por último, não podemos deixar de falar sobre a importância de realmente colocar o seu planejamento estratégico em ação. É muito comum que as pessoas consigam montar uma estratégia eficiente para alcançar seus objetivos, mas acabem deixando a execução de lado.

O velho ditado de “é melhor fazer do que falar” cabe perfeitamente aqui. As suas ações são o que farão com que você chegue mais perto de ter suas metas conquistadas. Logo, é preciso que você tire o planejamento do papel e realmente faça com que ele seja uma parte importante da sua vida profissional.

Viu só como pode ser fácil montar um planejamento estratégico? A definição de tarefas, prazos e outras dicas que deixamos aqui podem ser o que você precisava para crescer na sua carreira. Então, chegou a hora de colocar a mão na massa e começar a investir no seu futuro. Boa sorte!
Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o tema, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Não esqueça também de compartilhar o artigo nas redes sociais!

Comente!