Como otimizar o controle de estoque da sua empresa?

 


Além da necessidade em possuir um sistema de ERP e construir um inventário para cada saída/entrada de produtos ou serviços da sua empresa.

Otimizar o controle de estoque é uma das estratégias mais “deixadas de lado”, para que o investimento em Marketing e Vendas seja maximizado!

Engana-se quem não “dá atenção necessária” para o controle de estoque!

Afinal, o ápice do sucesso da sua empresa só acontecerá, quando você - como empresário - otimizar todo o processo interno. Do controle de estoque até a fidelização de clientes.

Confira a seguir as etapas essenciais para otimizar o controle de estoque da sua empresa.

Qual a importância de se controlar o estoque?!

Ter controle de estoque é o básico que sua empresa precisa atuar em primeira instância.

Cuidar do produto/serviço “base” da sua empresa, é um dos principais cuidados que você - como gestor - deve ter cuidado!

Afinal, são através de seus serviços/produtos que saem os fechamentos de vendas, ou seja, o lucro da sua empresa.

Dessa forma, fica clara a importância de ter um controle exato de todo o estoque que uma empresa contém.

Confira a seguir quais são os principais aspectos que você deve mensurar para ter um excelente controle de estoque para seus negócios!

Negocie com bons fornecedores

Negociar com bons fornecedores é fundamental para o sucesso dos seus negócios e a primeira etapa!

Muito antes de estabelecer qualquer tipo de negociação com seus futuros fornecedores, é viável definir todos os seus principais objetivos com antecedência, pois desse modo a forma de como conseguir fornecedores que melhor se encaixam com seu nicho fica mais simples. Faça as seguintes perguntas para si:

  • Qual o meu tipo de serviço?;
  • Quais produtos necessito?;
  • Precisarei desses produtos em quanto tempo?;
  • Qual seria o meu orçamento?

A partir do momento em que realizar seu planejamento, vá em busca da negociação com os fornecedores que melhor atenderão suas demandas. 

Realizar uma excelente pesquisa de fornecedores, avalie sempre que possível as mercadorias e verifique se oferecem manutenção. 

Esse momento é imprescindível para conseguir saber sobre tudo o que pode ser ofertado. 


Respeite as exigências de armazenamento para determinados produtos

Armazenar produtos é o principal passo para uma logística bem feita. 

A partir do momento em que todos os itens forem armazenados, serão selecionados, separados e mandados ao meio de transporte mais adequado e apenas depois será enviado ao centro de distribuição para chegar ao cliente.

O produto deve ficar guardado em um lugar disponível para que haja a movimentação. Opte por processos de separações, pois é melhor organizado. Sem realizar esse tipo de processo, será muito complicado atender todas as demandas. 

Os gastos são diminuídos, principalmente se houver todo um planejamento com as necessidades vigentes da empresa, pois é algo que a armazenagem de produtos faz: melhora os poderes de negociação da empresa, evita desperdícios e sobe o nível de controle.

Evite que produtos fiquem parados

Atente-se sempre aos produtos que saem com maior frequência e aos que permanecem parados em estoque. 

Estoque parado significa uma má gestão, além de haver consequências muito negativas para os negócios, principalmente a partir do momento em que um cliente reserva X produto, e posteriormente descobre que este está em falta. 

No entanto, além de perder possíveis clientes, o dinheiro sairá e se tornará um prejuízo grandioso. 

Portanto, tenha em mente sempre fazer abastecimentos de estoque do modo correto. 

Veja produtos que não costumam sair e faça promoções, ofereça preços variados e que chamem atenção dos clientes e cuidado para não colocar em risco os lucros da empresa.

Observe a preferência da clientela com relação ao produto X ou Y, para repor com maior frequência e evitar desabastecimento.

Defina indicadores

A gestão de indicadores de estoque serve para auxiliar no controle sobre todas as demais mercadorias.

Dessa maneira, poderão suprir qualquer tipo de demanda dos consumidores por um produto que sai com facilidade.

Ter uma gestão de estoque eficiente, é importante para que os negócios de venda funcionem corretamente e principalmente no setor do e-commerce. 

Os indicadores de estoque ajudam a controlar a gestão, analisar benefícios como custos menores ou evitar desperdício dos produtos parados. 

Trabalhar com indicadores de estoque auxiliará na organização do estoque para poder ser possível atender às futuras demandas.

  • Giro de estoque: serve para indicar o desempenho, mostrar itens que possuem rotatividade de vendas inferior ou que simplesmente ficaram parados;
  • Ruptura de estoque: evita que falte qualquer tipo de produto, pois pode prejudicar completamente o andamento das vendas de uma empresa;
  • On Shelf Availability – OSA: similar com a ruptura  de estoque, apresenta a disponibilidade de uma mercadoria com relação ao histórico projetado para as vendas do produto;
  • Perdas no estoque: situações como armazenamento errado, excesso de estoque, devem sempre estar organizados para haver providências por parte do gestor;
  • Tempo de reposição: o tempo para reposição se liga diretamente com o tempo de abastecimento de estoque. Ele é quem mede o tempo para que a mercadoria seja entregue e vendida;
  • Cobertura de estoque: para fins de segurança da empresa, os dados servem para saber o tempo de estoque e o quanto ainda pode atender todas as demandas;
  • Ponto de pedido: orienta a gestão do estoque com relação a fazer um novo pedido ao fornecedor, de modo que impeça o término dos abastecimentos da empresa.

Analise cada um dos tópicos para conseguir repor a quantidade necessária para evitar problemas com o estoque na empresa.

Conclusão

Saber como evitar a falta de estoque se torna imprescindível tanto para grandes empresas quanto pequenas. 

Encontrar soluções estratégicas para realizar um excelente controle de estoque deve ser o pilar para a construção de suas estratégias internas.

Dessa forma, fica clara a importância em fortalecer a “base” da sua empresa, ou seja, seus produtos/serviços.

Lembre-se de que há dinheiro e tempo investido em cada produto adquirido com o fornecedor, e qualquer tipo de erro terá levado o dinheiro embora sem ao menos tê-lo usado do modo correto.

Além de enfatizar a importância de se conciliar planos de ação para controle e monitoramento de estoque.

Espero que este conteúdo tenha sido rico para seu aprendizado!

Um abraço e até a próxima!

Comente!