O que é Sustentabilidade Empresarial ?


Sustentabilidade Empresarial, O que é ?

Hoje, estamos vivendo em um momento em que o planeta que está sofrendo muito com a poluição e destruição que o ser humano vem provocando ao nosso planeta, basta assistir, ler um jornal ou outro meio de comunicação para verificar o "legado" que estamos deixando para nossos filhos, netos e até mesmo a nós mesmo.

A sustentabilidade empresarial é requisito obrigatório para a sobrevivência das empresas em relação ao nosso meio ambiente. Várias empresas que se preocupam verdadeiramente com o planeta, buscam em ações de sustentabilidade, a permanência de sua empresa no mercado sem acabar com os recursos naturais.

A sustentabilidade empresarial não depende somente da empresa, pois os consumidores tem um importante papel para garantir o reaproveitamento de recursos e materiais, que antes eram jogados fora. Algumas ações de sustentabilidade empresarial podem ser vistas em pequenas ações, como:
  • Supermercados que buscam convencer seus clientes a fazerem compras com sacolas retornáveis vendidas por eles mesmos, isso faz com que as sacolas de plástico deixem de ser usadas, economizando assim a matéria prima usada para fazer plástico; 
  • Muitos hotéis estão usando lâmpadas econômicas para poupar energia, a água usada vem de fontes renováveis; 
  • As empresas que investem em alimentos orgânicos não estão protegendo somente as pessoas como estão diminuindo a poluição do ar; 
  • As madeireiras que precisam cortar árvores para fazer móveis e madeiras para comercialização, estão conscientizadas em replantar cada árvore cortada e etc.
Esses são apenas alguns exemplos de como funciona a sustentabilidade empresarial, que na verdade, ainda muito poucas empresas estão trabalhando sobre este aspecto, mas se todos ajudarmos com certeza daqui a alguns anos todas as empresas estarão engajadas em projetos para proteger o meio ambiente do planeta Terra.

Comente!