Resumo Guerra do Vietnã

Resumo

O Vietnã foi colônia da França e no final da guerra de Indochina que durou oito anos de 1946 até 1954, ele foi repartido em dois países, ficando assim o Vietnã do Norte com pensamentos comunistas igual a União Soviética, e o Vietnã do Sul com regime capitalista como os Estados Unidos.

A Guerra do Vietnã aconteceu por causa de ideologias e políticas diferentes, mas só teve início em 1959 quando o Vietnã do Norte atacou uma base de soldados americanos no Vietnã do Sul.

No ano de 1964, os Estados Unidos resolveram mostrar a sua cara, mandaram então diversos soldados, armas, helicópteros e muitos outros materiais bélicos para a guerra. Mas, os americanos sofreram muito por causa das frequentes chuvas e florestas de mato fechado do local.

No final da década de sessenta, logo após o fracasso americano, o exército do Vietnã do Norte invadiu o Vietnã do Sul tomando posse da embaixada americana que estava localizada na cidade de Saigon. Como já era de se esperar os Estados Unidos e o Vietnã do Sul responderam com todos os recursos que tinham disponíveis, tornando esse momento, o mais sangrento dos combates da presente guerra.

A Guerra do Vietnã teve fim graças as manifestações da população que foram para as ruas exigir a saída dos Estados Unidos da guerra, então sem o apoio popular o país saiu da guerra. Em seguida, eles assinaram um acordo de cessar-fogo chamado, Acordo de Paris. Com isso todos os soldados que restaram foram retirados da guerra em 1975 dando a vitória para o Vietnã do Norte. Em 1976 o Vietnã se unificou novamente e vive com o regime comunista, como a União Soviética.

Quem pensa que a guerra fria não foi sangrenta está muito enganado, pois foi graças as divergências ocorridas nessa guerra que o Vietnã foi palco de milhões de mortes, mutilações e ferimentos.

Comente!