Resumo Guerra Fria

Resumo

A Guerra Fria teve início logo depois do término da Segunda Guerra Mundial, ela ocorreu devido a dois países que resolveram disputar entre si a supremacia militar, política e econômica do mundo inteiro. Esses países se chamam Estados Unidos tida como uma potência mundial democrática e com sistema capitalista, e do outro lado a União Soviética que possuía um partido comunista e nenhuma democracia.

Esses dois países tentaram impor seus sistemas econômicos e políticos em outros países. O nome Guerra Fria se deve ao fato de felizmente essas duas potências mundiais não terem se enfrentado com armas e bombas, isso porque ambos estavam armados com vários mísseis nucleares que se tivessem sido usados, não só teria destruído os dois países, como afetaria o mundo todo. A Guerra Fria entre os Estados Unidos e a União Soviética ocorreu apenas no campo ideológico, ou seja, não aconteceu nenhum tiroteio militar, poupando assim milhares de vidas, mas acabaram incentivando conflitos em outros países como o Vietnã e Coréia.

Na verdade o que ocorreu nesses anos de Guerra Fria foi uma paz armada, onde os dois países espalharam seus exércitos e armas em seus territórios e países aliados, e enquanto tivesse equilíbrio nas quantidades de armas e soldados entre as duas potências a "paz" continuaria, pois um tinha medo do ataque do outro.

Na época da guerra fria se formaram dois blocos militares criados para proteger os interesses militares dos países que faziam parte deles. A OTAN significava Organização do Tratado do Atlântico Norte liderado pelos Estados Unidos e o Pacto de Varsóvia comandado pela União Soviética.

No decorrer da guerra fria ocorreram diversas coisas como: perseguições nos Estados Unidos e na União Soviética, na qual em cada um, os habitantes que eram a favor da política do país adversário, eram criticados, perseguidos e até presos. Outro fato muito importante foi a divisão da Alemanha através do muro de Berlim, onde um lado tinha a influência soviética e o outro lado a influência dos países capitalistas, as duas potências criaram planos para desenvolver os países membros, se chamavam: Plano Marshall criado pelos Estados Unidos e Plano COMECON criado pela União Soviética.

A Guerra Fria teve fim em 1989, porque a União Soviética e seus países aliados entraram em várias crises, ocasionando a destruição do muro de Berlim, tornando a Alemanha um país único. Era o fim então de uma república sem democracia.

Comente!