Feriado Carnaval 2013 - Origem, Datas


Quem não gosta de um bom Carnaval? Então já é bom começar a pensar no Feriado Carnaval 2013 e por que não conhecer um pouco sua origem.

O Carnaval tem sua origem na Grécia entre os anos 600 e 520 a.C. O objetivo era cultuar os deuses e agradecer pela fertilidade das terras gregas. Foi somente depois de 590 d.C. que a Igreja Católica começou a comemorar a data compreendendo o período como “adeus à morte” que em latim era “carne vale”. Foi assim que surgiu a expressão Carnaval.

Nesta época, havia diversas festas populares onde cada cidade possuía seu próprio costume. Atualmente, não faltam blocos, músicas e fantasias para a comemoração do Carnaval. Esta tradição vem do século XIX, sociedade vitoriana, sendo que Paris recebe grande destaque nestas festas carnavalescas. Depois dela estão cidades como Toronto, Nova Orleans, Nice e o Rio de Janeiro.

CARNAVAL 2013 

E por falar em Rio de Janeiro, não tem como se lembrar de Carnaval e não falar de seus desfiles de samba. São Paulo também se destaca e as duas capitais se revezam para os desfiles. Já nos blocos de rua, não tem como se esquecer de Salvador, na Bahia.

O maior Carnaval do mundo, segundo o Guinness Book, é o do Rio de Janeiro, então se não sabe ainda onde vai comemorar o seu Feriado Carnaval 2013, lá é uma ótima opção. Já se quer um bloco de rua, o Galo da Madrugada, na cidade de Recife, foi considerado o maior bloco de rua no ano de 1995. Vale a pena conferir de perto.

A data do Carnaval também é calculada em função da Páscoa (na verdade, todos os feriados eclesiásticos, exceto Natal, tomam por base a Páscoa), ocorrendo 47 dias antes desta data.

O Feriado Carnaval 2013 cairá no dia 12 de fevereiro de 2013 e já é bom começar a se programar para as festas. E você, já sabe como vai pular o seu?

Comente!