Feriado Quarta-Feira de Cinzas 2013 - Data, Origem

Mesmo quem não é tão religioso sabe que a Quarta-Feira de Cinzas acontece logo após o Carnaval e inicia a Quaresma, período religioso do catolicismo onde os cristãos devem refletir sobre a vida e até jejuarem. Assim, comece a se programar para o Feriado Quarta-Feira de Cinzas 2013 e conheça também sua origem.

São exatos quarenta dias antes da Páscoa, outra festa religiosa cristã, sem contar domingos, que datam a Quarta-Feira de Cinzas. Muitas pessoas respeitam a data e consideram este dia como um dia de respeito e reflexão a todo o sofrimento que Jesus Cristo passou antes de sua morte e ressurreição.

Em virtude desta crença, muitas empresas dispensam seus funcionários até o meio dia da quarta-feira e só começam o expediente após o almoço, mas visto que não é obrigatório por Lei, nem todas as empresas (principalmente as privadas) guardam esta data. Sendo assim, quando for comemorar o Carnaval, lembre-se que poderá ter que entrar cedo no outro dia e tente não dormir tão tarde.

As igrejas comemoram esta data com missas e celebrações especiais e em algumas cerimônias os fiéis são abençoados com cinzas pelo padre, marcando a testa da pessoa. Este sinal de cinzas deve ficar até o pôr-do-sol. Lógico que tudo depende da tradição de cada lugar e pode haver variações. Este costume vem do Oriente Médio quando eles jogavam cinzas na cabeça para demonstrar arrependimento.

Em algumas igrejas mais tradicionais, este dia é de jejum e abstinência. Já em outras religiões não existe nada de especial nesta data. Na realidade, cada pessoa possui sua própria visão sobre este dia e acaba fazendo o que acha melhor.

Geralmente, a data deste feriado fica entre fevereiro e vai até a segunda semana de março. Para começar a se programar para o ano que vem, saiba que o Feriado Quarta-Feira de Cinzas 2013 cairá no dia 13 de fevereiro de 2013.

Comente!