Feriado Proclamação da República 2012 - Data, Origem

Todo dia 15 de novembro comemora-se o Dia da Proclamação da República. Esta é uma data histórica no Brasil e é ponto facultativo para escolas e empresas. Veja como surgiu a data e confira tudo sobre o Feriado Proclamação da República 2012.

O mês de novembro agrada a quem gosta de descansar um pouco, pois possui um feriado no dia 02 (Finados) e outro no dia 15, que é o da Proclamação da República. Mas embora o Feriado de Finados não tenha um cunho tão histórico, sendo mais religioso, a Proclamação da República está inteiramente ligada à data histórica. A data lembra o dia em que a monarquia deixou de existir no Brasil, em 15 de novembro de 1889. A partir de então, Dom Pedro II não era mais o dono do país e imperava a Nova República.

Foi durante a Guerra do Paraguai que os combatentes brasileiros começaram a questionar a política e exigir mais seus direitos, já que estiveram em contato com os demais povos. Como o país enfrentava muitas dificuldades e os brasileiros estavam descontentes, esse foi o fator decisivo para que o grupo começasse a questionar o Governo e desse início ao Golpe.


Marechal Deodoro da Fonseca liderou o grupo de militantes e deu o famoso Golpe de Estado, fazendo com que o Brasil se tornasse uma República. Foi na cidade do Rio de Janeiro que aconteceu a histórica proclamação. A partir de então, o país começou uma nova fase.

Hoje em dia, o feriado é comemorado em algumas escolas e há apresentações culturais referentes à data em algumas cidades. Quem não gosta destes festejos, pode aproveitar o Feriado Proclamação da República para descansar ou fazer uma viagem. Dá para emendar o final de semana e aproveitar para visitar os parentes ou até mesmo ir à praia.

Comente!