Maternidade Positiva: Frases para acalmar uma criança


Por: Marília Tannuri Verni – Petit Papillon Bebê & Criança

Crianças de todas as idades estão sujeitas a acessos de raiva ocasionais ou ataques de agressividade.
No papel de pais, devemos ensinar a criança a lidar com suas emoções. Embora seja mais fácil dizer do que fazer, é muito importante que seus filhos entendam como avaliar e superar esse sentimento de maneira prática e a única maneira de aprenderem a fazer isso é através de você.

Imagem: Pixabay


DICA 1
Como os pais podem efetivamente resolver a explosão de raiva de uma criança?

Diversos estudos de Psicologia Positiva Aplicada recomendam que o bom e velho diálogo ainda são a chave de sucesso para conter esses sentimentos.

Mas nem é sempre que temos na ponta da língua a palavra certa, na hora certa e acabamos por usar frases prontas ou que nos eram ditas quando também éramos apenas crianças.
Então o segredo do diálogo é ter alternativas para frases que costumamos dizer quando nossos filhos estão frustrados ou com raiva.

Essas frases abrangem uma ampla variedade de situações e cenários comuns em que os pais podem se encontrar, e são todas muito aplicáveis!

DICA 2
Substituindo frases prontas

Como dissemos no capítulo anterior, temos uma pré-disposição a falar frases prontas e que logo vem a nossa cabeça.

O objetivo aqui é listar algumas frases famosas (aposto que você já falou pelo menos uma para seu filho) e apresentar uma forma diferente de dizer a mesma coisa sem deixar o seu pequeno ainda mais bravo.

Preste atenção a entonação da voz para que não pareça falso ou até irônico com a criança.

Faça testes. Cada criança é uma e você conhecendo seu filho saberá como melhor colocar as palavras certas.
Frases prontas crianças
Imagem: Pixabay


DICA 3
Em vez de X, tente Y

Em vez de: "Pare de ser difícil"
Tente: "Eu sei que é difícil, mas podemos resolver isso juntos"

Esta frase reforça a ideia de que você está no mesmo time, trabalhando em direção ao mesmo objetivo.

Estabeleça o conceito de uma equipe com seu filho e trabalhe em conjunto para resolver o problema juntos, em vez de ficar frustrado com seu comportamento teimoso ou obstinado.

Em vez de: "Pare de jogar as coisas pela casa"
Tente: "Você não gosta dos seus brinquedos? É isso que está errado?"

Esta frase oferece uma chance para que a criança possa expressar sua perspectiva, abre linhas de comunicação com ela e também ajuda a resolver uma explosão de confronto de uma maneira não conflituosa.

Em vez de: "Pare de choramingar"
Tente: "Você pode dizer isso de novo em sua voz normal?"

Pedir a seu filho que repita algo em um tom mais tolerável lhe ensina que podemos expressar nossos sentimentos e pensamentos sem nos colocarmos no papel de vítima. Também faz com que a criança pare e respire antes de continuar a falar.

Em vez de: "Você tem 1 minuto para parar de chorar"
Tente: "Vamos nos acalmar juntos"

Tentar se colocar ao lado da criança de forma calma e pacífica é mais eficaz do que tornar o momento mais pesado e desafiador.

Isso inverte os ângulos do problema permitindo reconexão ao invés de isolamento.

Em vez de: "Eu não posso lidar com você ou com seu comportamento agora"
Tente: "Estou ficando frustrado e preciso me acalmar"

Ensine a criança que você também tem limites e que como ser humano também pode ficar bravo ou irritado. Dê um tempo para si mesmo e depois que se acalmar volte a conversar com seu filho.

Já diz o velho ditado que “dois bicudos não se bicam”.
Criança pensando
Imagem: Pixabay

Em vez de: "Pare de dizer Não"
Tente: "Eu entendo que você não quer isso. Vamos descobrir o que podemos fazer de forma diferente"

Ao reconhecer o 'não' do seu filho, você está diminuindo a situação. Em vez de argumentar sim / não, mude o roteiro para se concentrar no futuro e na perspectiva de uma solução.

Tente estabelecer uma mentalidade de equipe e resolver o problema juntos.

Em vez de: "Limpe seu quarto ou você está de castigo"
Tente: "Vamos limpar este quarto. Vou ajudá-lo a começar"

As crianças normalmente não gostam de ser encarregadas de tarefas entendidas como chatas, mesmo que saibam que essa é sua responsabilidade. Tente ser encorajador ao atribuir tarefas como essa e até mesmo ajudar a iniciar o processo. A tarefa pode ficar menos chata se você propor um jogo ou disputa. Você também pode perguntar que música ele gostaria de ouvir ao fazer a tarefa e procurar a música no celular.

Atenção para não fazer tudo sozinho. É apenas uma ajuda inicial para dar aquela forcinha.

Em vez de: "Pare de reclamar"
Tente: "Eu entendo que você não está feliz. Qual seria a sua solução?"

As crianças tendem a reclamar muito, da próxima vez que seu filho estiver reclamando sem parar sobre a escola / jantar / irmãos, peça a ele para discutir soluções. Lembre-o de que não há respostas erradas, e quanto mais tola ela é, melhor.

No início as respostas podem ser as erradas, mas só o exercício de pensar sobre o assunto já vai ensinando a criança que somente reclamar sem procurar uma solução não leva a nada e deixa o ambiente pesado.

Em vez de: "Crianças grandes não fazem isso"
Tente: "Crianças grandes e adultos às vezes se sentem assim. Não se preocupe, seus sentimentos vão passar"

Prepare seus filhos para o fato inevitável de que eles vão lidar com algumas emoções muito pesadas de vez em quando.

Dizer a eles que crianças grandes não sentem raiva, frustração ou ansiedade é simplesmente falso. Também incentiva as crianças a evitar ou reprimir emoções e impede de processá-las de maneira saudável.

Em vez de: "Não bata ou Não Brigue"
Tente: "Não há problema em ficar com raiva, mas você não pode bater / usar violência"

Não deixe seus filhos usarem agressão física para expressar seus sentimentos. Usando essa frase você transmite a mensagem com firmeza que a emoção é boa, mas a ação não é. Separar os dois ajudará seu filho a aprender a fazer o mesmo.

Em vez de: "Coma sua comida ou vá para a cama com fome"
Tente: "O que você faria para tornar esta refeição mais saborosa?"

Reverta a responsabilidade de volta para o seu filho. Deixe seu filho saber que ele pode perguntar o que ele quiser. Dentro da razão, claro. Trabalhe em conjunto para tornar a refeição algo que todos possam desfrutar.

Convide seu filho para te ajudar a colocar a mesa, pegar um ingrediente e fazer parte do processo da refeição. Ele vai começar a olhar a comida pronta com outros olhos e perceber o trabalho que dá para fazer.

Em vez de: "Não fique bravo"
Tente: "Eu também fico com raiva, vamos desabafar sua raiva / resolver tudo juntos"

Esta é a frase mais fácil de implementar. Isso pode ajudar seu filho a entender maneiras diferentes e eficazes de expressar a raiva de maneira apropriada, e é também uma outra forma de mostrar ao seu filho que você não é o inimigo. Você está lá para ajudá-lo com seus problemas.

DICA 4
Poderosas frases comprovadas para acalmar uma criança

No capítulo anterior demos algumas possibilidades de trocar uma frase já pronta por outra com efeito mais calmante.

Nesse capítulo vamos listar frases comuns e rápidas que podem desarmar rapidamente um ataque de raiva.
  • Eu te amo: É extremamente importante lembrar sua criança irritada que você ainda a ama. Que não importa o que eles digam para você, você realmente os amará. Estas três palavras devem ser repetidas de uma forma calma, tantas vezes quantas forem necessárias.
  • Eu sei que você está chateado: Deixar uma criança saber que você pode ver sua raiva fisicamente, ajuda-a a se tornar autoconsciente do que está acontecendo com seu corpo quando sente raiva. Permite que você tenha a chance de conversar com ela sobre a situação sem tentar resolver o problema imediatamente.
  • Você quer minha ajuda? - Você pode ter lido que a melhor sugestão para uma criança zangada é dar-lhes um abraço. No entanto, algumas crianças recusam firmemente qualquer toque ou ajuda em suas emoções mais intensas. Dar-lhes escolha coloca a propriedade neles e permite-lhes a capacidade de aceitar ou negar.
  • Podemos começar de novo? - Todos nós, de vez em quando, precisamos de um “recomeçar” e porque teria que ser diferente com uma criança? 
  • Você está seguro aqui: Uma coisa que faz a criança agir com raiva é o medo. Eles podem ter medo do que vai acontecer quando o próprio ataque acabar, e podem realmente temer por sua segurança. Lembre-os com uma voz calma de que estão seguros.
  • Eu estarei aqui quando você estiver pronto: Às vezes, nós como pais, também precisamos de pausas. Precisamos nos afastar da situação para manter a calma, mas nossos filhos precisam saber que estamos lá para eles. Deixá-los saber exatamente onde estamos indo e como eles podem nos encontrar quando estiverem prontos é uma ótima maneira de dar-lhes confiança.

DICA 5
Você não está sozinho

Lembre-se, amar uma criança zangada é difícil. É desgastante para você e para seu filho.

Mais importante ainda, lembre-se que você definitivamente não está sozinho nesta jornada.

Autor Convidado: Marília Tannuri Verni - Mãe de 2 meninos (Ian - 11 anos e Lorenzo - 4 anos), publicitária, idealizadora do portal Grávida em Campinas e proprietária da loja infantil on line Petit Papillon Bebê & Criança. Uma apaixonada pelo universo infantil e por todas as chances que a maternidade nos proporciona.

Comente!