Pesquisa: Os Brasileiros gostam mais dos Perfumes Nacionais ou Importados?

O Brasil é o país que mais consome perfumes no mundo e isso já diz bastante coisa sobre a nossa população. Não só no setor de fragrâncias, mas ao pensarmos no mercado de cosméticos como um todo, os brasileiros estão no topo dos que mais consomem esse tipo de produtos. Muitos atribuem esse comportamento ao clima daqui, à personalidade calorosa e também a certos valores culturais.

O fato é: brasileiros não deixam de gastar em perfumes e encontram soluções até na hora da crise. Principalmente nos estados do Sudeste e do Sul, é comum que mulheres tenham, ao mesmo tempo, de três a sete frascos de perfume, enquanto homens possuem até quatro. Já sabemos que o brasileiro valoriza demais estar sempre cheiroso, mas será que existe uma preferência nacional entre perfumes nacionais ou importados?

Nacionais X Importados

Afinal, existe uma preferência nacional pela procedência dos perfumes comprados pelos brasileiros?

Perfume Nacional ou Importado?

É inegável que os rótulos internacionais mais populares no mundo todo também são muito cobiçados por aqui, assim como Dior, Chanel, Calvin Klein, entre outros. Entretanto, querer não é sinônimo de poder. Fora do eixo Rio-São Paulo, a parcela da população que consome regularmente as fragrâncias dessa marca é muito pequena.

Dessa forma, mais de 90% do mercado brasileiro de perfumes se concentram nas mãos de fabricantes nacionais, como a Natura, ou O Boticário. Além do quesito preço e facilidade de acesso aos perfumes – tanto nacionais como importados – existem alguns outros que devem ser levados em consideração na hora de decidir a preferência nacional.

Até quanto pelo perfume ideal?

Assim como muitos outros artigos comerciais, existem exemplares de perfume que são considerados artigos de luxo – não só pelo preço, como também pela sua qualidade. Apesar disso, boa parte do país não tem acesso a esse tipo de produto, seja pela falta de revendedores fora das grandes capitais ou pelo alto valor.

Dessa forma, a maioria dos brasileiros preferem não deixar de estarem perfumados e optam por comprar opções nacionais mais em conta e mais fáceis de serem encontradas. Mas isso não significa, entretanto, que as fragrâncias nacionais sejam de qualidade inferior. Por termos a população que mais consome, também somos um dos maiores produtores, o que torna as empresas brasileiras extremamente competentes nesse quesito.

Existe muita diferença na qualidade?

É importante lembrar que muitas pessoas podem confundir concentração das notas na fragrância com fixação. Os perfumes importados – principalmente os europeus – nos parecem tão exagerados justamente pela alta concentração de algumas notas. Já os perfumes brasileiros, possuem o mesmo tipo de fixação dos estrangeiros, mas são adequados para o gosto comum da população.

Sabendo que as notas de fixação são as mesmas utilizadas em ambos os produtos, o que vi falar mais alto é a sua pele. Ou seja, fixação é relativa e não tem nada a ver se o perfume é nacional ou importado. O que mais importa na hora de comprar um perfume para os brasileiros, além do preço, ainda é o cheiro e como se adequa a pele de cada um.

Afinal, qual o melhor?

Os perfumes importados e nacionais têm seus prós e contras. Isso porque cada um é fabricado de uma maneira específica para seu público alvo. É interessante experimentar fragrâncias dos dois tipos e ter sua própria opinião a respeito desse assunto. O que não podemos dizer é que um é inferior ao outro por qualidade ou fixação.

As fragrâncias nacionais são idealizadas e fabricadas para o público brasileiro e são perfeitamente capazes de suprir a demanda da população. A linha de produtos nacionais são adequados a qualquer pessoa e podem ser consumidos por diferentes classes sociais. Isso é um ponto bastante positivo, que ajuda no crescimento do mercado.

Comente!