O primeiro teste real da conexão 5G atinge 3,6Gbps

Teste de Velocidade Smartphone 5G

Mal começamos a usar a conexão 4G, e a nova conexão 5G já está visível no horizonte, o que será centenas de vezes mais rápido.

Embora algumas campanhas grandiloquentes quisessem nos vender o fato de que a conexão 5G alcançaria a velocidade de 1 TB (1 Terabit por segundo), esse é apenas um valor teórico, impossível de alcançar com a tecnologia atual.

Há alguns meses, a União Internacional de Telecomunicações (ITN) concordou que a velocidade padrão da conexão 5G será de 20 Gbps e começará a ser implementada em 2020.

Uma taxa de transferência muito mais realista que se tornou a meta a ser alcançada pelas empresas de telefonia nos próximos cinco anos.

Onde estamos agora? O popular fabricante chinês de smartphones Huawei e a empresa de telecomunicações  realizaram um teste de velocidade real em larga escala da conexão 5G, onde já obtiveram uma velocidade média de 1,34 Gbps, com picos de3,6 Gbps . Durante os testes, eles conseguiram conectar até 24 smartphones simultaneamente na mesma rede 5G.

É um bom ponto de partida para atingir 20 Gbps em 2020.

No Brasil, a velocidade média da conexão 4G é de 20 Mbps, longe dos 36 Mbps da Nova Zelândia ou dos 33 de Cingapura, mas acima dos 17 Mbps da França ou da Itália ou dos 13 Mbps do Reino Unido.

Embora os testes da conexão 5G tenha ficado na média de 3,6 Gbps, o pico que a Huawei e a NTT alcançaram, demostra um grande avanço na conexão móvel. Este esse valor indica que a conexão 5G é 180 vezes mais rápida do que a conexão 4G atual.

Com esta velocidade dá para fazer o download de um filme em Full HD em cerca de 10 segundos, ou um jogo de PS4 que ocupa 25 GB, em cerca de 55 segundos. Não é ruim...

" Esses resultados nos mostram o qual rápido foi o progresso que fizemos e que estamos no caminho certo ", disse Wen Tong , CTO da Huawei Wireless Networks. " O verdadeiro teste nos dá a confiança para alcançar o objetivo de desenvolver a tecnologia padrão 5G antes de 2020".

Em apenas cinco anos, a Internet móvel alcançará e até excederá, em alguns aspectos, a conexão fixa. Terminaremos sem os cabos para conectar-se à Internet também no computador!

Comente!