Internet ilimitada: existe alguma operadora que oferece o serviço?

No dia a dia, passamos grande parte do tempo conectados através dos nossos smartphones. Navegamos na internet e utilizamos diversos aplicativos que, muitas vezes, consomem toda a franquia do pacote de dados da nossa internet móvel. No entanto, para quem não quer abrir mão dos seus hábitos digitais, nem correr o risco de ficar sem conexão, a solução é a internet ilimitada.

Operadoras que oferecem planos com internet ilimitada

No Brasil, as operadoras comercializam os seus pacotes de dados de internet móvel, normalmente, em três modalidades: diária, semanal ou mensal. Assim, a quantidade de dados e a velocidade de conexão que você poderá acessar vai depender do plano contratado. Entretanto, algumas operadoras já oferecem planos com internet ilimitada, que permitem o acesso a alguns aplicativos de forma ilimitada e sem consumidor franquia do pacote de dados.

Internet Ilimitada celular


A TIM, por exemplo, oferece planos a partir de 4GB com bônus de mais 3,5GB e, ainda, com acesso ilimitado às principais redes sociais - Whatsapp, Facebook, Instagram e Messenger por três meses - e alguns outros aplicativos, de acordo com o plano contratado.

A operadora Claro também oferece planos com acesso de forma ilimitada aos principais aplicativos mais utilizados no Brasil, como por exemplo, Whatsapp, Facebook e Instagram de forma ilimitada.
Já os planos da Vivo, que são comercializados a partir de 4GB e 4,5GB,  também dispõe de acesso ilimitado aos aplicativos Whatsapp, Waze, Easy Taxi e Cabify, além de outros, conforme o plano contratado.

A operadora OI também oferece planos com internet ilimitada, porém naqueles com maior capacidade de dados móveis, 50GB, há mais opções de aplicativos sem desconto na franquia. Entre eles, o Whatsapp, Netflix, Instagram, Facebook, Youtube e Messenger.

Por outro lado, a Nextel, possui os planos com acessos aos principais aplicativos da operadora, voltados para ouvir músicas e livros, participar de clubes de descontos em restaurantes, acessar revistas, conteúdos infantis, educacionais e de saúde.

Os aplicativos que mais consomem dados da franquia 

Segundo dados obtidos através do aplicativo My Data Manager, que monitora o consumo de dados, os aplicativos que estão na lista dos mais baixados no Brasil, são exatamente os que mais consomem a franquia do pacote de dados.

Em primeiro lugar está o Youtube, que em 10 minutos de exibição de vídeos pode consumir 105 MB. Na sequência, o WhatsApp, que pode usar 56,3 MB para trocar 20 mensagens, incluindo vídeos, fotos, gifs e links. Já o terceiro lugar, ficou para a Netflix, que consome 38,3 MB em 10 minutos de exibição de vídeos.

Em contrapartida, os aplicativos que menos consomem dados são, respectivamente, o Spotify (9,3 MB por 10 minutos de uso), Messenger (11,1 MB por troca de 20 mensagens), Waze (13,1 MB por 10 minutos de uso do GPS) e Instagram (16,9 MB por uso de 10 minutos, visualizando 20 fotos, 3 vídeos, 10 stories, em média).

No entanto, vale ressaltar que o consumo de dados dos aplicativos pode variar de acordo com o modelo do smartphone e da operadora.

Confira o TOP 10 dos aplicativos que mais consomem internet móvel


  1. Youtube
  2. Whatsapp
  3. Netflix
  4. Chrome
  5. Facebook
  6. Twitter
  7. Instagram
  8. Waze
  9. Messenger
  10. Spotify

Dicas de como economizar os dados

Agora que você já sabe quais são os aplicativos que mais consomem os seus dados, vamos te dar dicas de como utilizá-los da melhor forma.

Youtube: O ideal é utilizar a plataforma de vídeos apenas quando estiver conectado à rede Wi-Fi, visto que um vídeo com duração de cerca de 10 minutos, mesmo na menor qualidade de exibição, consome 56 MB de dados, em média.

Whatsapp: Se utilizar o aplicativo somente para trocar mensagens de texto, serão consumidos poucos dados. Entretanto, caso o utilize para trocar vídeos e fotos, realizar chamadas, o consumo é bem maior e irá consumir grande parte dos dados da sua franquia.

Netflix: A nossa dica é baixar os conteúdos que você deseja assistir enquanto estiver conectado à rede Wi-Fi para depois acessá-los no modo offline.

Spotify: Caso você seja assinante do aplicativo, a mesma dica do uso da Netflix vale para o Spotify. Na versão paga do aplicativo é possível ouvir as músicas no modo offline, basta baixá-las antes enquanto estiver conectado em uma rede Wi-Fi.

Precisamos também te alertar que alguns aplicativos também consomem dados mesmo quando não estão sendo utilizados. O ideal, antes de baixar o aplicativo, é consultar os detalhes da permissão, pois lá estão especificadas todas as informações sobre o uso do aplicativo. Todavia, nos aplicativos já instalados, a solução é desabilitar o consumo de dados de segundo plano, através das configurações de Internet do seu smartphone.

Neste post abordamos quais são as operadoras que oferecem acesso a alguns aplicativos de forma ilimitada e sem consumidor franquia do pacote de dados, bem como listamos aqueles que mais mais consomem os dados. Agora queremos saber de você, compartilha com a gente a sua experiência! Quais são os aplicativos que você mais utiliza e como faz para controlar os seus dados?

Comente!