Google fit: como usar o aplicativo para monitorar a saúde?

Quando se fala em aplicativos para o bem-estar e saúde, o Google Fit é um dos favoritos do público. Lançado em 2014, o app gratuito é indicado para quem quer ter uma vida mais saudável e ativa. Ele possui uma série de recursos que facilitam a prática de exercícios e monitoram a evolução de cada usuário nas caminhadas, corridas, pedaladas e muito mais.

Disponível apenas para Android, o Google Fit pode ser usado para quem quer emagrecer, melhorar o desempenho no esporte ou até mesmo engordar. Cada usuário pode configurar o app de acordo com seu objetivo. Informações como peso e altura são essenciais para que as análises sejam mais precisas. A precisão ganha ainda mais força quando combinada à um smartwatch, com sistema operacional Wear OS da própria Google.

Além de usar uma linguagem de fácil entendimento, outra vantagem do aplicativo é a frequente atualização, com melhorias e novas funções. A mais recente adicionou o modo Personal Trainer, desenvolvido em parceria entre a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Associação Americana do Coração (AHA), com metas de atividade baseadas em minutos de movimentos e pontos cardíacos. Vale dizer que quanto melhor for a qualidade do smartphone e da internet para celular, mais precisas serão as medições.

Outro ponto forte do Google Fit é a possibilidade de cruzar os dados com outros aplicativos de atividade física. Então se o usuário optar por usar outro app de exercícios físicos, pode incorporar os dados ao Google Fit, que também oferece diferentes treinos que variam a intensidade e duração.   

Aplicativos que sincronizam com o Google Fit


FatSecret

Contador de calorias com informações nutricionais dos alimentos, pode ser usado como diário alimentar para planejar e acompanhar o que comer. É gratuito e está disponível em Android e Iphone (iOS).

Daily Yoga

O aplicativo oferece aulas de yoga em vídeo com orientação de professores do mundo todo. São mais de 50 cursos com durações e intensidades diferentes. A ferramenta foi premiada como melhor app de yoga por três anos consecutivos. É gratuito e está disponível para Android e Iphone (iOS).

Nike Run Club

Aplicativo da Nike para corrida é considerado um dos melhores parceiros para quem quer começar a correr, melhorar o desempenho no treino ou até mesmo se aventurar em uma maratona. É possível armazenar e acompanhar o ritmo de cada corrida, além de calcular através de um mapa interativo quantos quilômetros foram percorridos. São diversas funções que motivam o usuário a não desistir, como o guia de vozes de treinadores e atletas famosos enquanto a corrida está sendo feita. A ferramenta oferece ainda planos personalizados de treinamento de acordo com o nível do corredor. É gratuito e está disponível para Android e Iphone (iOS).

Glow Monitor

O ciclo menstrual da mulher influencia a prática de exercícios. Este aplicativo monitora a menstruação, ovulação e fertilidade da mulher e quando sincronizado ao Google Fit é possível analisar os melhores dias para exercícios mais intensos e mais leves, de acordo com os dados fornecidos sobre o ciclo menstrual da usuária. Gratuito e disponível para Android e Iphone (iOS).

Seven

Treinos com duração de 7 minutos esse é o mote do Seven. Os exercícios são baseados em estudos científicos para resultados expressivos em pouco tempo. São treinos que não precisam de aparelhos, ou seja, pode ser feito em qualquer lugar e é uma boa ideia para quem quer colocar a atividade física na rotina atribulada. A ferramenta premia os usuários que a utilizam com mais frequência. O aplicativo é gratuito apenas nos primeiros treinos, para ter acesso a mais funções é preciso pagar. Disponível para Android e Iphone (iOS).

8fit

Aplicativo que oferece treinos rápidos que podem ser feitos em qualquer lugar. Além dos exercícios, o usuário pode planejar a alimentação ao criar uma tabela com dados alimentares e pessoais. A ferramenta é bem avaliada pelos usuários e é gratuita, porém para ter acesso ao plano nutricional e outros tipos de treinos é preciso pagar. Disponível para Android e Iphone (iOS).

MyFitnessPal

Eleito o melhor aplicativo de dieta pelo jornal Folha de São Paulo, mais de 2 milhões de pessoas utilizam esse contador de calorias que oferece um grande banco de dados sobre os alimentos. O usuário consegue calcular a média de calorias que podem ser ingeridas no dia de acordo com a dieta. A ferramenta ainda mostra opções de alimentos que podem ser ingeridos. Dá para acompanhar a evolução com relatórios e gráficos. Tem uma versão gratuita e outra paga com mais funções. Disponível para Android e Iphone (iOS).

Calm

Aplicativo para meditar e dormir com versão gratuita e paga, disponível para Android e Iphone (iOS). Oferece meditações guiadas, histórias e músicas para relaxar, além de programas de respiração. É uma ótima saída para quem sofre de ansiedade ou quer apenas relaxar em meio a uma rotina cheia. O usuário ainda pode acompanhar seu progresso com séries diárias e tempo meditado.

Quer receber mais textos como esse? Assine nossa newsletter e tenha acesso a mais conteúdos.

Comente!