Como Deixar o PC Mais Rápido (Windows)

Nos dias de hoje o computador já passou a ser uma ferramenta de trabalho indispensável para milhões de Brasileiros. Porém muitos destes ainda possuem dificuldades para executarem tarefas simples que podem deixar seu “PC” muito mais rápido e leve para se utilizar para fins de trabalho, lazer ou até mesmo jogos. Alguns dos sintomas mais comuns é a demora em carregar o Windows, demora para abrir programas e documentos.

O próprio Windows possui diversas ferramentas para sua manutenção, abaixo explicaremos como executar algumas destas, além de dicas que deixarão seu computador ou notebook um pouco mais rápido.

Procure realizar uma rotina periódica destas dicas, executando estas ferramentas em intervalos de alguns meses, que logo, perceberá seu computador mais rápido. Em caso de vírus é recomendado à utilização de um antivírus robusto, caso não resolva seu problema, procure um técnico especializado.

DICAS PARA DEIXAR SEU PC RÁPIDO

SCANDISK - Ferramenta já disponível no Windows, tem como objetivo verificar a integridade de seu HD, afinal de contas HD com problemas faz seu sistema perder desempenho. Para sua utilização siga os passos abaixo:
  • Vá em “Meu Computador”
  • Selecione o Drive ao qual pretende verificar (geralmente Unidade C: ou D:), clique com o botão direito nela, e vá até o menu “Propriedades”
  • Uma nova janela abrirá, então vá até a aba “Ferramentas”, em seguida “Verificar Agora”.
DESFRAGMENTAÇÃO - Ferramenta essencial para seu computador! A cada nova instalação de programa ou arquivos/pasta salvos em seu HD, digamos em um linguajar popular que o Windows salva estes arquivos lado a lado, e quando são deletados ou movidos ficam estes espaços vazios em meio a outros programas e arquivos, o que leva seu computador demorar muito mais a responder a seus comandos. Para resolver isso é muito simples, abaixo passo a passo:
  • Vá em Iniciar > Programas > Acessórios > Ferramentas de Sistema > Desfragmentador de disco
  • Selecione a Unidade desejada e vá até “Analisar Disco”, em seguida “Desfragmentar disco”
LIMPEZA DE REGISTRO - Outro problema comum são as entradas inválidas e problemas no carregamento do Windows. Para realizar a limpeza dos registros e otimizar a performance deste é necessário o download e utilização de programas como Easy Cleaner, CCleaner, MindStick Cleaner e etc, que são facilmente encontrados no site Baixaki.

OUTRAS DICAS - Desative programas desnecessários que carregam junto à inicialização do Windows, estes carregam a máquina, deixando-a lenta. Efeitos no sistemas e “plugins” na sidebar do Desktop consomem muita memória RAW, verifique se estes realmente são necessários. O papel de parede é outro fator que pode pesar e muito para deixar sua máquina lenta, procure utilizar um que seja bonito, porém leve. Mensagens de erro também podem estar ocasionando a lentidão de seu sistema, procure corrigir, há vários tutoriais explicando como resolverem na internet. Enfim, estas são apenas algumas dicas básicas para a manutenção de sua máquina, qualquer coisa procure assistência técnica.

Comente!