3 Brincadeiras Educativas para Crianças Pequenas

Você com certeza já reparou que seu filho (a) ou seu sobrinho (a) ficam muito mais agitados quando estão entediados, e com isso, te dão mais trabalho, correndo riscos, em casa ou fora dela, levando em consideração que as brincadeiras criadas pelas crianças não tem responsabilidade alguma com o perigo em seu planejamento.

Aqui neste texto, traremos algumas dicas de brincadeiras educativas, divertidas e motivadoras para os pequeninos, venha conosco!

Obs: O tédio pode ser importante para a evolução criativa da criança, porém, certifique-se que esse período será rodeado de brincadeiras habituais, com curtos espaços de tempo livre.  Sempre verifique os riscos que a criança tem em sua responsabilidade.

Imagem: Freesvg

1 -Esconde-Esconde com objetos

Essa brincadeira precisa de poucos materiais, como pratos de plástico ou copos. Ajunte de 3 a 6 pratos ou copos de plástico em linha horizontal reta na frente da criança e coloque um objeto embaixo do prato/copo designado, sem que a criança veja.

A criança vence o jogo caso encontre o objeto escondido, mas não tão fácil assim, os jogos educativos têm características que os tornam motivadores e exigem bastante atenção do pequeno.

Embaralhe os pratos em sentido circular de forma que dificulte que a criança vença o jogo. Com o passar do tempo o bebê se adapta e desenvolve de forma mais rápida suas habilidades de foco concentrado e reflexo.

2- Pintura a dedo

Essa brincadeira provavelmente vai ser uma das preferidas de sua criança, pois motivará aquele espírito bagunceiro que cada bebê tem dentro de si quando a casa está arrumada. Essa diversão também precisará de poucos materiais: cartolinas e tinta lavável.

Separe um espaço que considere ideal para bagunça (quase toda casa com criança tem), e estique alguns cartazes de cartolina no chão, demonstre à criança o que ela pode fazer, como rabiscar o papel com o dedo e utilizar várias cores.  Importante que a tinta seja lavável, já que provavelmente a criança vai se sujar toda e amar isso.

A pintura tem importante papel relaxante e terapêutico no desenvolvimento da criança, sendo usado por diversas vezes em escolas para acalmar o estado de ansiedade e estresse em bebês que estão fora de suas casas.

3- Caça ao tesouro

Essa brincadeira precisará de barbante e uma gravata, e muita alegria. Não dar o que a criança quer logo de primeira é importante para a evolução da persistência e habilidade de resolução de problema delas.

A caça ao tesouro consiste em achar um objeto específico ao redor da casa, seguindo algumas dicas que estejam em algum ponto da casa e melhor, vendados com uma gravata nos olhos, ou um pano qualquer (cuidado para não apertar muito a cabeça da criança).

A criança seguirá o lugar onde estão as dicas por meio de um barbante que estará guiando-as ao redor do espaço, estimulando o trato do pequeno e sua disposição de lidar com problemas. Importante colocar prêmios para os pequenos para quando acharem o “tesouro” tenha uma incrível sensação de recompensa e queiram brincar mais.

Tem mais alguma experiência ou conhecimento que as dicas não passaram e quer acrescentar algo? Escreva na caixa de comentários, eu com certeza tenho muito a aprender com você! 

Qual brincadeira você curtiu mais? Comente!

Comente!